Página inicial

Notícia > Política

  • 26.05.2019 - 09:17

    Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas protestar contra o Centrão no Congresso e o STF


    Grupos de apoiadores do governo Jair Bolsonaro (PSL)  agendaram para este domingo (26) manifestações para diversas cidades do País. Os atos têm como mote a defesa da gestão do presidente e protestar contra o chamado centrão – grupo que reúne partidos como PP, PR, PRB e DEM, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

    As manifestações foram convocadas por grupos como o Nas Ruas – encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP) –, Patriotas Lobos Brasil, Avança Brasil, Ativistas Independentes e Direita São Paulo. Há atos marcados para ocorrer em capitais como São Paulo, Brasília, Curitiba e Salvador, e em cidades como Chapecó (SC), São José do Rio Preto (SP) e Santos (SP).

    Grupos com maior estrutura, como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua, que, no passado, promoveram manifestações em apoio a Bolsonaro , não entraram na articulação dos protestos desta vez. O próprio  presidente disse que também não participará das manifestações e o PSL anunciou que não apoiará os atos institucionalmente .

    O MBL, em nota, justificou seu não envolvimento com a “estranha manifestação” alegando que os atos têm “pautas antirrepublicanas”, tais como a defesa do fechamento do STF.

    Principal alvo dos apoiadores do governo, o centrão é tomado como inimigo do presidente em razão da morosidade em relação ao andamento da reforma da Previdência na Câmara e pelas recentes derrotas do Planalto no Congresso. As mais recentes delas tratam-se da convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos na Câmara e a  retirada do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) das mãos do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública).

    Os atos também têm como alvo o Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa matérias de interesse do governo. A Corte analisa, por exemplo, ações que contestam o decreto presidencial sobre o porte de armas e também o contigenciamento de verbas para universidades e institutos federais de ensino superior.

    A decisão de Bolsonaro e de seu partido em não apoiarem oficialmente as manifestações deste domingo visa evitar atritos ainda maiores com o Congresso e também se distanciar de pautas como o ataque ao Poder Judiciário e o possível pedido de nova intervenção militar.

    Em São Paulo, principal vitrine para manifestações no País, a manifestação dos apoiadores do governo está marcada para ocorrer às 13h, na Avenida Paulista.

    Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz