Página inicial

Notícia > Ciências

  • 11.07.2021 - 09:33

    Anvisa autoriza Pfizer a fazer estudo clínico de 3ª dose no Brasil


    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a farmacêutica Pfizer a fazer um estudo clínico no Brasil sobre a efetividade da aplicação de uma dose de reforço da vacina contra covid-19.

    Segundo a Anvisa, o estudo tem como objetivo verificar a segurança, a capacidade de estimular a produção de anticorpos contra a covid-19 e a eficácia de várias estratégias de reforço da vacina em diferentes populações que já receberam as duas doses da vacina. 

    No Brasil, a vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. A terceira dose seria aplicada seis meses depois da segunda para aumentar a proteção, sobretudo para conter o avanço de novas variantes.

    Dados de uma pesquisa conduzida pela Pfizer nos EUA apontam que a dose extra cria níveis de anticorpos cinco a dez vezes maiores do que os adquiridos com apenas duas. Lá, a variante Delta, que é mais transmissível e pode se espalhar rapidamente, provoca 25% dos casos. No Brasil, a prevalência é, em larga escala, da variante Gama, detectada originalmente em Manaus. De 70% a 100% dos casos nos Estados são desse tipo. Já se sabe que a Delta circula em São Paulo e, possivelmente, no Rio.

    Gazeta Brasil