Página inicial

Notícia > Notícias

  • 14.09.2020 - 05:17

    ANTIRRÁBICA: vacinação tem início nesta 2a feira


    Os postos itinerantes da Campanha de Vacinação Antirrábica, em João Pessoa, começam a funcionar a partir desta segunda-feira (14). Ao todo, serão disponibilizados aproximadamente 200 postos móveis durante a campanha, distribuídos pelos bairros da Capital e permanecendo dois dias em cada local, além de um posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, no bairro dos Bancários.

    A campanha teve início na última quarta-feira (9) e segue até o dia 17 de outubro, com a meta de imunizar 80 mil animais, sendo 60 mil caninos e 20 mil felinos, o que corresponde a cerca de 80% da população de cães e gatos da cidade. Nos três primeiros dias de mobilização, foram vacinados 735 animais, sendo 513 cães e 222 gatos.

    Postos de imunização

    Na segunda (14) e terça-feira (15), haverá postos de imunização para cães e gatos no Alto do Mateus; Castelo Branco; Distrito Mecânico; Funcionários I; Ilha do Bispo; Jardim Planalto; Mangabeira; Oitizeiro; Paratibe; Planalto da Boa Esperança; Rangel; Vale das Palmeiras; Valentina Figueiredo e Varadouro. Já na quinta (17) e sexta-feira (18), os postos estarão no Altiplano, Cabo Branco, Cristo Redentor, Jaguaribe, Mangabeira VI, VII e VII; Miramar e Trincheira.

    O horário de vacinação nos postos itinerantes é das 8h às 11h e das 13h às 16h, nos dias programados no calendário. Já o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, também das 8h às 11h e das 13h às 16h. A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do telefone (83) 3214-3459.

    Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante.

    Os cuidadores deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.