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  • 03.10.2014 - 03:01

    ALPB se “veste” de rosa na prevenção do câncer de mama


     O prédio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se "vestiu" de rosa nesta quarta-feira (01) para alertar sobre a prevenção do câncer de mama. Essa é uma das primeiras ações da campanha “Outubro Rosa”, que integra o calendário institucional da Casa de Epitácio Pessoa.


    Durante o mês de outubro, a programação da campanha também inclui a realização de palestras e a elaboração do “Mural Rosa”, um espaço destinado a postagem de mensagens voltadas à prevenção do câncer de mama, com textos, poemas e desenhos elaborados pelos deputados estaduais, funcionários da Casa de Epitácio Pessoa, alunos da Escola do Legislativo e da Escola Infantil. 

    A TV Assembleia veiculará diariamente matérias temáticas sobre as formas de prevenção do câncer de mama, em seus telejornais. O canal  exibirá o programa “Mulheres de Fibra”, com depoimentos de mulheres que venceram ou que estão enfrentando a doença. 

    A agência de notícias da Assembleia divulgará uma série de matérias sobre as leis e projetos em tramitação, que beneficiam as mulheres vítimas do câncer de mama. O Portal da Assembleia (www.al.pb.gov.br) e as redes sociais da AL também se “vestirão” de rosa.

    Engajamento - O Poder Legislativo paraibano se engaja na campanha desde 2012, com uma série de atividades alusivas à prevenção do câncer de mama. Todos os anos, o prédio da ALPB se “veste” de rosa para destacar a importância de informar sobre a doença.

    Dados alarmantes – Cerca de 42 mil casos de câncer de mama surgem a cada ano no Brasil. Este é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
    Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%. Por isso, os especialistas alertam que o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de obter um tratamento eficaz.

    Movimento - O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e é celebrado no Brasil há cinco anos.  Ele é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro, dirigida à sociedade.

    O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, poder público, empresas e entidades privadas e públicas.

     


    Texto: Ângelo Medeiros

    Fotos: Josivan Gomes