Página inicial

Notícia > Estadual

  • 11.02.2015 - 07:58

    ALPB realizará workshop para deputados e assessores


     Por recomendação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, a Secretaria Legislativa está organizando a realização de um workshop para os deputados, em especial os novatos, e suas assessorias. O tema do encontro será o funcionamento do Poder Legislativo e deverá acontecer no auditório João Eudes, em data ainda não definida.

    O secretário legislativo, Washington Rocha, explicou que a Assembleia Legislativa já confeccionou todo o material a ser entregue às assessorias parlamentares. “Todas as assessorias, indistintamente, receberão exemplares do Regimento Interno, da Constituição Estadual, que são as ferramentas que vão balizar a atividade legislativa desses parlamentares”, detalhou.

    “Estaremos entregando também material de apoio com relação a modelos relacionados a projetos de lei, emendas constitucionais, projeto de resolução, como fazer um requerimento, dentre outros”, acrescentou o secretário legislativo.

    Do workshop participarão dois assessores de cada um dos 36 deputados. Dos 11 deputados que assumem o mandato pela primeira vez, alguns eram vereadores e por essa condição já têm a experiência do parlamento mirim.

    Alguns dos deputados novatos já estão procurando a Secretaria Legislativa para consultas preliminares, segundo Washington Rocha. “Agora irão transpor esse conhecimento para o parlamento estadual, buscando integrar a atividade do legislativo com a atividade do parlamentar sobre o interesse predominante da Casa, que é a feitura das leis”, finalizou.

    Função – A Secretaria Legislativa tem a finalidade de prestar assessoria à Mesa, ao Plenário e às Comissões, bem como despachar com o presidente da Assembleia o Expediente, a Ordem do Dia e os autógrafos. Além de organizar as matérias em condições regimentais que irão figurar nas sessões deliberativas e as matérias a serem publicadas no Diário do Poder Legislativo. É ainda papel da Secretaria Legislativa fiscalizar a atualização permanente das espécies normativas estaduais e providenciar a distribuição das matérias às comissões temáticas, registrar a participação dos parlamentares em órgãos colegiados e nas organizações governamentais e não governamentais e coordenar as sessões do plenário e do mini-plenário.