Página inicial

Notícia > Policial

  • 16.12.2022 - 06:55

    ALIADOS DO 9 DEDOS: Gaeco acusa Ricardo Coutinho e o irmão dele de extorsão na Lotep


    Uma nova denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), na Operação Calvário, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), acusa o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o irmão dele, Coriolano Coutinho, e mais duas pessoas, de crimes de extorsão na Loteria do Estado da Paraíba (Lotep).

    A denúncia foi protocolada nessa quarta-feira (14) na 2ª Vara Criminal de João Pessoa. As investigações se referem ao período entre 2013 e 2016. A defesa do ex-governador disse que a denúncia é antiga e tem viéis perseguidor.

    A apuração da Rede Correio Sat constatou que as investigações apontam que o irmão do ex-governador tinha o controle do órgão e era um dos principais responsáveis pela coleta de propinas destinadas à “organização criminosa (orcrim)” que atuou na gestão estadual e teria desviado R$ 1 bilhão da saúde pública do Estado.

    Ao Ministério Público, um dos empresários disse ter sido obrigado a comprar produtos oferecidos por Coriolano para não sofrer represálias.

    Conforme a denúncia, Coriolano teria usado o poder do Estado para direcionar concessões de empresas sob a possibilidade de reincidir contratos já firmados para a exploração de jogos, incluindo demissão, desligamento ou inabilitações.

    Acusado de extorsão, Coriolano Coutinho teria obrigado um dos empresários ouvidos pelo MPPB a comprar produtos do investigado para não sofrer represálias.

    Ricardo, Coriolano e outro de denunciado teriam ameaçado uma pessoa para que houvesse vantagem econômica mediante a venda de trios elétricos. Outra acusação de extorsão se refere a uma ameaça contra outra pessoa para que fosse extinto o contrato com uma empresa, sob pena do fim do contrato entre a Cruz Vermelha do Brasil e o Governo do Estado.

    Em nota ao Correio Debate, da Rede Correio Sat, a defesa de Ricardo Coutinho informou que a denúncia é antiga e aponta fatos já contestados por delatores premiados. Conforme a nota, a nova denúncia tem viéis político e perseguidor porque o ex-governador estaria cotado para integrar o governo do presidente Lula.

    O Portal Correio não conseguiu contato com a defesa de Coriolano Coutinho, mas o espaço fica aberto através do email redacao@portalcorreio.com.br.

    A Operação Calvário chegou à 24ª denúncia formulada pelo MPPB, acusando ex-gestores do Governo do Estado e empresários de crimes com desvios de dinheiro dos cofres públicos da Paraíba.

    Portal Correio