Página inicial

Notícia > Mundo

  • 05.03.2022 - 07:25

    ALERTA: Rússia bombardeira maior usina nuclear da Europa; novo desastre pode acontecer


    A maior usina nuclear da Europa está pegando fogo após um ataque russo, informou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia nesta sexta-feira, ao pedir que uma zona de segurança e bombeiros sejam autorizados a lidar com o incidente. .

    O vídeo postado no Telegram,  no início da sexta-feira, horário local, parecia mostrar um projétil caindo fora da instalação, criando uma grande bola de fogo.

    Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, tuitou que as forças russas estavam “atirando de todos os lados” na instalação.

    “O fogo já começou”, escreveu ele – uma afirmação que parece ser apoiada por um vídeo granulado ao vivo . “Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl.”

    “Exigimos que eles parem o fogo de armas pesadas”, disse Andriy Tuz, porta-voz da fábrica em Enerhodar, em outro vídeo postado no Telegram. “Há uma ameaça real de perigo nuclear na maior estação de energia atômica da Europa.”

    A Agência Internacional de Energia Atômica disse estar ciente dos relatos e em contato com as autoridades ucranianas.

    Na quinta-feira, a AIEA alertou sobre um potencial de catástrofe, já que as forças russas estavam se aproximando de Zaporizhzhya, a maior usina nuclear da Europa.

    O vice-ministro do Interior da Ucrânia também levantou preocupações de que a violência poderia resultar em um desastre radioativo maciço.

    “Por causa da loucura de [Vladimir] Putin , a Europa está novamente à beira de um desastre nuclear”, escreveu Anton Herashchenko em um post traduzido no Facebook. 

    Ele compartilhou imagens mostrando defesas improvisadas em Enerhodar, a cidade onde está localizada a usina Zaporizhzhya. O governo ucraniano começou a alertar na quarta-feira que a atividade russa na área poderia resultar em uma nova “catástrofe nuclear”.

     

    https://www.facebook.com/anton.gerashchenko.7/posts/4880014985418643