Página inicial

Notícia > Mundo

  • 28.12.2023 - 08:37

    AGORA VAI: Suprema Corte de Michigan mantém Trump nas primárias das eleições de 2024


    Trump elogiou a decisão da corte contra o desespero dos democratas Trump elogiou a decisão da corte contra o desespero dos democratas

    A Suprema Corte de Michigan negou um pedido de quatro eleitores estaduais para desqualificar o ex-presidente Donald Trump das primárias presidenciais republicanas. Alegando o envolvimento de Trump no ataque de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, os eleitores questionaram sua aptidão para concorrer. No entanto, a corte optou por não intervir, efetivamente mantendo Trump na disputa das primárias de fevereiro.

    Contrastando com a ação da Suprema Corte do Colorado, que barrou Trump com base na 14ª Emenda, a Suprema Corte de Michigan não entrou no mérito do caso. Eles seguiram as decisões dos tribunais inferiores, determinando que a questão não era adequada para ser resolvida nas primárias. A decisão de Michigan destaca-se particularmente devido à importância estratégica do estado nas eleições presidenciais de 2024.

    A resposta de Trump à decisão de Michigan foi imediata em sua plataforma Truth Social, descrevendo a decisão como um golpe contra as “tentativas desesperadas dos democratas” de excluí-lo da votação em Michigan.

    A decisão da Suprema Corte de Michigan, que seguiu uma linha processual ao invés de analisar o mérito das alegações contra Trump, reflete uma abordagem cautelosa em meio a um cenário político tenso. Segundo um advogado representando os eleitores que contestaram a elegibilidade de Trump no Colorado, essa abordagem processual pode permitir a reabertura do caso para as eleições gerais de 2024.

    HoraBrasilia