Página inicial

Notícia > Ciências

  • 25.12.2013 - 08:52

    ação humana é a principal causa de aquecimento global


    •  
    •  

    No final de setembro, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgou relatório mostrando que a influência humana no clima é a principal causa do aquecimento global observado desde meados do século 20. O Sumário para os Formuladores de Políticas do Grupo de Trabalho 1 do IPCC informou que o aumento das temperaturas é evidente e cada uma das últimas três décadas tem sido sucessivamente mais quente.

    Segundo o documento, há 95% de probabilidade de que mais da metade da elevação média da temperatura da Terra entre 1951 e 2010 tenham sido causadas pelo homem. Os gases de efeito estufa contribuíram para o aquecimento entre 0,5 e 1,3 graus Celsius (ºC) no período entre 1951 e 2010.

    Informações do relatório ressaltam que, até o fim do século 21, há pelo menos 66% de chances de a temperatura global se elevar pelo menos 2ºC em comparação com o período entre 1850 e 1900. A mudança na temperatura da superfície da Terra no final do século 21 pode exceder 1,5ºC no melhor cenário e, provavelmente, deve exceder 2ºC nos dois piores cenários. Na perspectiva mais pessimista, a temperatura pode alcançar 4,8ºC até 2100.

    'Há poucas surpresas no relatório, mas o aumento da certeza sobre muitas das observações dos cientistas apenas valida aquilo que observamos ao nosso redor. Desde que o IPCC lançou o seu último grande relatório, em 2007, a perda de massas de gelo terrestre e o aumento do nível dos oceanos se aceleraram de forma dramática, principalmente no verão ártico, onde a perda de gelo é maior do que a projetada anteriormente. Concluiu-se também que a última década foi a mais quente desde 1850,' disse a líder da Iniciativa Global de Clima e Energia da rede WWF, Samantha Smith.

    Segundo ela, a comunidade internacional não pode ignorar essa realidade e precisa agir, caso contrário, terá que enfrentar impactos assustadores. 'Sabemos que a maior parte das emissões de gases que causam o aquecimento global vem da queima de combustíveis fósseis. A rede WWF demanda dos governos e investidores que parem de investir em energia suja e que passem a uma transição imediata para investimentos em energias renováveis e sustentáveis,' concluiu Samanta.