Página inicial

Notícia > Mundo

  • 20.07.2014 - 10:41

    Abbas se reúne com líder do Hamas para discutir trégua


     RAMALLAH, Territórios palestinos, 20 Jul 2014 (AFP) - O presidente palestino, Mahmud Abbas, se reúne neste domingo com o chefe do Hamas no exílio, Khaleed Mechaal, em Doha, para discutir sobre uma trégua em Gaza, indicou à AFP um dirigente palestinos que não quer se identificado.

    Segundo a fonte ligada a Abbas, o presidente deve se reunir com Mechaal para discutir sobre os meios para chegar a uma trégua na Faixa de Gaza, onde uma ofensiva israelense contra o Hamas deixou quase 350 mortos desde 8 de julho.

    Momentos antes, o Hamas anunciou que entregou suas condições para uma trégua com Israel ao Egito, Qatar, Turquia, Liga Árabe e Abbas, segundo declarou seu porta-voz em Gaza, Fawzi Barhun. 

    A fonte disse ainda que o Egito, que fez a mediação entre Israel e Hamas, também foi informado.

    É a primeira vez que Abbas, chefe da Autoridade Palestina que administra as zonas autônomas da Cisjordânia, é citado publicamente pelo Hamas, que controla Gaza, como parte envolvida no processo de negociação.

    As condições do Hamas incluem "o fim da agressão ao povo palestino", a suspensão do bloqueio do território e a abertura da passagem fronteiriça de Rafah com o Egito.

    Também incluem a liberdade de trânsito para os palestinos de Gaza nas regiões fronteiriças com Israel, a libertação dos prisioneiros detidos novamente após terem sido trocados por soldados israelenses e uma ampliação da zona de pesca do território.

    Em Ramallah, Yasser Abed Rabbo, secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), dirigida por Abbas, é reconhecida como representante e interlocutor internacional de seu povo, ratificou as demandas do Hamas em prol de um Estado soberano.

    na/jb/feb/vl/at/cn-mvv

    Leia mais em: http://zip.net/bhn5nM