Página inicial


  • Leitura selecionadas

    12/07/2014

     

    Pudera! Ainda um projeto. Completei oitenta há uma semana. Milhares de páginas para ler e ainda a inevitável reflexão sobre a vida e o destino do universo.
    Separados, colocados na mesa na minha frente vejo os volumes escolhidos, os títulos no dorso, suspiro ante o peso do compromisso comigo assumido. Reler e anotar cada título. Acho que é bom saber do que pensam e falam os nossos maiores nos escritos que nos deixaram.
    Por enquanto, 
    NOSSA ORIGEM PORTUGUESA. 
    1 Camões, Lusíadas. 2 Gil Vicente, Teatro. 3 Alexandre Herculano, Eurico o Presbítero. 4 Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras.5 Garret, Viagens Na minha Terra. 6 Fernando Pessoa, Livro do Desassossego. 7 Saramago, Ensaio sobre a Cegueira. Estes, entre outros resumem o sentido humano da alma e da língua portuguesas, no contexto universal de pátria e de pessoas.
    NOSSA LITERATURA BRASILEIRA
    1Ambrósio Fernandes Brandão, Diálogos das Grandezas do Brasil. 2 Bento Teixeira, Prosopopéia. 3 Gonçalves Dias, I-Juca-Pirtama.4 José de Alencar, As Minas de Prata. 5 Castro Alves , Espumas Flutuantes. 6 Euclides da Cunha, Os Sertões. 7 Oswald de Andrade, Memórias Sentimentais de João Miramar. 8 José Lins do Rego, Banguê. 9 Graciliano Ramos, Vidas Secas.10 Dionélio Machado, Os Ratos. 11 Mario de Andrade, Macunaíma. 12 Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala. 13 Carlos Drummond de Andrade, Poesia. 14 João Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas. 15 Ariano Suassuna, A Pedra do Reino. 16 André Figueiredo, Labirinto. Aí estão o Brasil e os brasileiros.
    Resta a literatura estrangeira.
    É melhor parar. Antes, uma reflexão de Mário de Andrade sobre a vida que lhe restava, que não corresponderia talvez a dez por cento da que já tinha vivido. Esta minha situação. O que fazer? Seguir o conselho do sambista: levantar sacudir e a poeira e dar a volta por cima. 
    O povão sabe das coisas.


    Voltar