Página inicial


  • Na conta alheia

    09/09/2014

     Muita gente anda debitando na conta da presidente Dilma todos os problemas na área da educação pública. Uma falácia, para não dizer injustiça. Vamos à verdade.

    A responsabilidade pela execução das políticas públicas da educação é repartida entre a União, Estados e Municípios. Os estados respondem pelo ensino médio e os Municípios pela educação infantil e fundamental, entre outras competências.

    Já a União responde pelas universidades e escolas técnicas federais.
    Destes três níveis de ensino, só um funciona com nível de excelência: as universidades e escolas federais. O ensino nos níveis médio, infantil e fundamental são de qualidade bem inferior.

    É certo que a União tem o papel de, além de repassar recursos financeiros, induzir e sustentar políticas para a melhoria do ensino nos Estados e Municípios. Mas a GESTÃO é de competência exclusiva destes entes federados.

    Outra coisa. O Brasil gasta 5,7% do PIB em educação, índice superior aos gastos de países como Reino Unido, Canadá, Rússia, Alemanha e Estados Unidos.

    Portanto, vamos reclamar da qualidade da educação, sim. Mas o endereço principal é o de gestores que estão bem pertinho de nós - governadores e prefeitos.


    Voltar