Página inicial


  • Imortalizando Ariano

    25/07/2014

     Como o Centro de Convenções localizado no Altiplano, apressadamente recebeu o nome do político Ronaldo Cunha Lima, que já tinha o seu nome gravado num ginásio na capital paraibana, não existe no momento nenhum espaço a altura da importância de Ariano Vilar Suassuna, para que seu nome seja preservado para as gerações futuras. Ariano era filho o ex-presidente da Paraíba João Suassuna e nasceu em 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, Capital da Paraíba e depois da morte do pai foi residir com a mãe e irmãos na cidade de Taperoá no Sertão paraibano. Em 1942, mudou-se para Recife. Formado em direito e em filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos. Entre 1952 e 1956, Suassuna dedicou-se à advocacia, sem abandonar a atividade teatral. São desta época "O Castigo da Soberba" (1953), "O Rico Avarento" (1954) e "O Auto da Compadecida" (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".Membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 1989 como sexto ocupante da cadeira nº 32 e doutor honoris causa da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte, Ariano é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial. Ele exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Como a Estação Ciência recebe o nome do local onde foi construída, ou seja, ‘Estação Cabo Branco’, não existe nenhum empecilho que seja o nome mudado para Estação Ciência e Artes Escritor Ariano Suassuna. Fica a sugestão para o prefeito Luciano Cartaxo, ou algum vereador de nossa capital. Em tempo: Na sua última visita ao nosso estado para receber a comenda José Américo de Almeida, o evento ocorreu exatamente na Estação Ciência, onde o mesmo também proferiu sua aula-show.

     

    A IGREJA CATÓLICA O BISPO E OS PADRES QUE BUSCAM MANDATOS
     

     
    Mesmo sem mandato, o maior militante político da Diocese é o próprio Dom Aldo Pagotto que já foi a Souza discursar quando da abertura do Canal de Souza no governo de José Maranhão. Nos dois governos de Cássio Cunha Lima não sai dos tapetes do Palácio da Redenção e ficou furioso com os ministros do Supremo quando da cassação do ex-governador. Na gestão de Ricardo Coutinho o mesmo se tornou assíduo no Palácio da Redenção elogiando tudo que acontece na atual gestão. Até em guia eleitoral o mesmo já andou falando e agora mesmo não tendo poderes para tal, solta uma portaria proibindo que padres sejam candidatos. Ora, ora, ora, primeiro é necessário explicar que mesmo sendo denominado ‘Arcebispo da Paraíba’ os poderes de Dom Aldo se resumem a nossa capital, pois o título citado ainda é o tempo que a nossa capital era denominada assim. Para provar que realmente Dom Aldo não manda necas de pitibira são candidatos os padres: Luiz Couto e Padre Júnior, (PT), Frei Anastácio (PT), Padre Cristiano Melo (PSOL) e Padre Gescione (PC do B). Luiz Couto e Frei Anastácio tentam a reeleição de deputado federal e estadual, respectivamente.
     

    A IGREJA CATÓLICA O BISPO E OS PADRES QUE BUSACAM MANDATOS II
     

     
    ]Mais de oitenta anos passados tal denominação não foi atualizada, o que causa confusão na cabeça das pessoas, pois a rigor Dom Aldo não tem poderes na s Paróquias de Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e outras onde já existem os seus bispos. Quem não se recorda que Dom Aldo ao chegar aqui buscou a mídia e prometeu que não haveria mais casamentos luxuosos na Catedral e Igrejas São Francisco e do Carmo, suas colocações foram apenas midiáticas, pois tais casamentos acontecem nas igrejas citadas todos os dias e o mesmo não solta um pio, ou mesmo um simples muxoxo.
     

    O PASTOR JUTAHY MENEZES QUE SEMPRE MUDA DE LADO

    Por falar em igreja, tem gente que faz da política um verdadeiro balcão de negócios. O site maispb, publicou oportuna reportagem sobre o vai e vem do pastor Jutahy Meneze, da Igreja Universal, que sempre arruma um jeito de se colocar próximo ao poder. O Partido Republicano Brasileiro (PRB), que é comandado na Paraíba pelo mesmo nos últimos meses protagonizou nos bastidores políticos locais dribles nas principais lideranças locais. Dentre outras coisas saiu no citado site: ‘O citado deputado após romper com o governador Ricardo Coutinho (PSB) "aos 45 minutos do segundo tempo", tendo usufruído de cargos como a Junta Comercial e a secretária da Pesca na Paraíba, o Partido, que representa os interesses da Igreja Universal do Reino de Deus, se agarrou ao projeto do PSDB de Cássio Cunha Lima (PSDB), barganhou uma coligação com maior facilidade para reeleger o seu pastor-candidato e agora demonstra ainda mais habilidade nos bastidores e deixa o tucanato de orelha em pé. A mais nova manobra arquitetada por Pastor Jutahy foi que ele abocanhou uma secretaria na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT) e conseguiu emplacar o Pastor Edmilson (PRB) como titular da secretaria de Juventude Esporte e Lazer, oferecendo em troca a oficialização de apoio ao projeto de Lucélio Cartaxo (PT) que disputa o Senado’.Hummmmm é bom Cássio e Luciano Cartaxo, ficarem espertos com o citado pastor, que sempre arruma um jeito para mudar de lado e abocanhar algum cargo.
     

    A MÁ DISTRIBUIÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS


    Ao andar pela cidade se verifica pouca presença ou nenhum dos mais de 200 guardas municipais recentemente nomeados pela Prefeitura Municipal, com o propósito de zelar pelo patrimônio público e também ajudar no problema da segurança pública. A ausência dos mesmos é notada nas repartições municipais que inexplicavelmente são fiscalizadas por empresas particulares de vigilância e também nas praças e logradouros públicos onde não aparece nenhum deles. Na nossa periferia os moradores jamais viram um guarda municipal que se agrupam no Parque Sólon de Lucena, na s Praias de Tambaú e Manaíra e principalmente no Ponto de Cem Réis, onde permanecem ali em longos bate papos. Um guarda que pediu para não se identificar, alegou que os mesmos pegam as motocicletas e ficam a circular sem nenhum plano de ação, na sua visão apenas queimando gasolina e perdendo tempo.Será que o titular da pasta que tem experiência policial, mesmo sendo perito aposentado e o coronel que coordena os trabalhos não poderiam empregar melhor tal efetivo?
     

    O JORNALISTA E ESCRITOR RAMALHO LEITE TOMA POSSE NESTA SEXTA–FEIRA (25) NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO.

     

    Na mesma ocasião, Ramalho Leite lança mais um livro que se somará a outros já incorporados ao mercado editorial de autores paraibanos. O novo livro faz parte das comemorações dos 120 anos de A União, embora com atraso. A obra denominada “A Botija de Camucá”, enfeixa uma série de artigos publicados naquele jornal durante o período em que o autor foi seu diretor superintendente. Dividido em secções que tratam de assuntos do cotidiano, políticos e memórias, o livro inclui ainda um adendo com um depoimento sobre a intervenção do diretório acadêmico Epitácio Pessoa da Faculdade de Direito, durante o regime militar. “Camucá”, explica o autor, era o nome do antigo distrito de Bananeiras, hoje cidade de Borborema, onde nasceu. O titulo do livro é também uma homenagem a esse pequeno distrito, cenário da primeira história da coletânea e mistura personagens reais e fictícios - um pequeno conto baseado em fatos reais.O livro está a venda na Livraria do Luiz, na Galeria Augusto dos Anjos e na Livraria da Academia Paraibana de Letras. Ramalho Leite que é colaborador do blogdopedromarinho, com já tem o seu nome imortalizado na Academia Paraibana de Letras.

     

    REVISTA VEJA CLASSIFICA CÁSSIO COMO FICHA SUJA
     

    Ainda repercutindo muito, principalmente na Paraíba, matéria da Revista Veja, que se encontra nas bancas. Dentre outros nomes o senador e candidato ao governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) foi alvo da citada da revista em sua versão online. Na matéria, as jornalistas, Laryssa Borges e Marcela Mattos destacaram que o tucano foi alvo de processo e poderia ser enquadrado como ficha-suja, mas com as brechas da lei conseguiria, segundo a reportagem, assim como outros políticos, tentar se manter no poder, em algum cargo público, neste caso, como governador.Confira a publicação: ‘Ex-governador da Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tenta voltar ao posto mesmo após ter sido condenado por abuso de poder político e econômico durante campanha à reeleição. Segundo a Justiça, ele distribuiu 35.000 cheques para eleitores sob o argumento de se tratar de um programa assistencial e promoveu sua candidatura em um jornal oficial. Apesar de ter a candidatura impugnada pelo MP, o senador alega que já cumpriu a pena de três anos e que, mesmo se forem aplicados os oito anos de inelegibilidade, o prazo também já teria se encerrado’.
     

    WILMAR UCHOA ARAUJO E OS FICHAS-SUJAS


    A propósito de tal assunto, o sempre antenado Wilmar Uchoa Araujo, não se fez de rogado e sapecou: ‘Meu amigo Pedro Manoel Macedo Marinho, nessa terra do "faz de conta", ter o nome incluso no rol dos “fichas sujas" é um STATUS, inclusive impulsiona mais ainda a candidatura do condenado, que fica POSANDO de "vítima de perseguição política".Mas, se um dia, essas "brechas" forem "fechadas", eles inovam, criam, por exemplo, UMA COTA SOCIAL DE MANDATOS PARA OS POBRES FICHAS SUJAS.Infelizmente, no nosso País, a política não aprendeu a sobreviver sem a corrupção”.
     

    A NOVA AVENIDA JOÃO MACHADO
     

    A gestão de Luciano Cartaxo vem sendo muito criticada, pois já rumando para completar o seu segundo ano de mandato, com sucessivas substituições dos seus secretários e não se observa nenhuma grande obra a não serem ações pontuais, como por exemplo, a jardinagem da até então esquecida Avenida João Machado, que ressurge agora com moderna iluminação, dando uma visão mais bonita aquela que é uma das mais importantes vias de nossa capital. É preciso que o prefeito não se esqueça da Avenida Trincheiras, que se encontra totalmente na escuridão, mesmo dando acesso aos Bairros de Cruz das Armas, Novaes e Funcionários, sem falar que é saída para o Recife e cidades do nosso interior do estado.


    RICARDO RECEBE APOIO DE 12 VEREADORES DA CAPITAL. SERÁ VERDADE?
     

    Ontem na Granja Santana o governador recebeu a visita e o apoio de 12 vereadores da bancada do prefeito Luciano Cartaxo. Os edis estiveram na residência oficial acompanhados do candidato ao Senado Lucelio Cartaxo. Foi notado que pelo menos uns oito vereadores da base do prefeito, alegando os mais diversos motivos não compareceram ao evento. É preciso não esquecer também que dentre aqueles que compareceram existem alguns suplentes, que por razões óbvias não têm vontade própria, ou seja, vão para onde o prefeito determinar, portanto RC deve ficar com um pé atrás com relação a esses apoios, principalmente o voto que acontece na solidão da urna.


    MPF DENUNCIA EFRAIM MORAES
     

    No passado o político Efraim Moraes, quando senador e primeiro secretário do Senado foi acusado da contratação de fantasmas e até a empregar seis sobrinhos no seu gabinete e até de apurar denúncias irregularidades na folha de pessoal do Senado que era da sua alçadas. Tais denúncias como não poderia deixar de ser foram fatias na reeleição de Efraim que terminou dando com os burros n’água. Agora quando surge a possibilidade de o dito cujo sári candidato ao Senado na chapa de Ricardo Coutinho - caso o PT seja obrigado a seguir caminho diferente - eis que o Ministério Público Federal denuncia o mesmo por contratar sem licitações, juntamente com o ex-diretor adjunto do Senado José Alexandre Lima Gazineo e cinco empresários. O azar tem perseguido Efraim que precisa urgentemente tomar uns bons banhos num terreiro qualquer.


    NINGUÉM ENTENDEU O FECHAMENTO DO ACESSO AO EMPÓRIO SAINT PATRICK
     

    Se não for uma deslavada perseguição do DINIT, vai ficar muito difícil explicar a repentina ação para fechar o acesso ao Empório Saint Patrick que vinha fazendo enorme sucesso na estrada de Cabedelo. A alegação ventilada por alguns de que o fechamento do acesso seria em razão da segurança cai por terra, pois existe na mesma estrada milhares de estabelecimentos, inclusive até motéis com acesso para a estrada e até mesmo um famoso shopping. Só mesmo na Paraíba onde se precisa cada vez mais de empresas e consequente geração de empregos é que acontece algo assim, que soa a grave perseguição gratuita e sem motivos, Ou será que tem motivos e nós pobres mortais não sabemos?
     

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.


    Voltar