Página inicial


  • Castilho X Guerra

    26/09/2013

    Ontem no programa Fogo Cruzado na Rádio Sanhauá, o apresentador Batista Silva e um ouvinte do programa por telefone, conversavam sobre a situação de animosidade entre o Superintendente da Emlur Anselmo Castilho e o secretário Municipal de Infraestrutura Ronaldo Guerra, informando Batista Silva que tal disputa estava prejudicando a gestão de Cartaxo, pois Anselmo não envia os seus caminhões para certas comunidades alegando o problema dos buracos e Guerra não envia suas equipes alegando a existência de muito lixo. Batista até chegou a dizer que se fosse o prefeito rapidamente já teria resolvido essa disputa de vaidades. Vai ver Cartaxo está dialogando com os brigões e enquanto o lixo e os buracos se espalham por toda cidade, com sérios prejuízos para a sua gestão.
    MAIS UM IMBLÓGLIO ENTRE ESTADO E PREFEITURA
    Por falar em Prefeitura, primeiro a Prefeitura embargou o alargamento de 9 quilômetros da a Perimetral Sul, depois as obras do estacionamento do Almeidão e agora a Prefeitura cercou a entrada do Bairro de Mangabeira, onde o Governo do estado pretende construir um túnel para aliviar o fluxo de veiculo na entrada daquele populoso bairro.Inconformado com tal decisão o Governo através da Procuradoria do estado recorreu e o juiz Marcos Salles, da 1ª Vara da Fazenda Pública, concedeu ontem uma liminar em ação de reintegração de posse impetrada pela Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) O oficial de Justiça comunicou a decisão hoje e ela já foi cumprida, com a retirada da cerca e da placa da gestão municipal:- O danado é que o secretário Ronaldo Guerra, da Infraestrutura há dez meses já havia sido informado que o terreno era da Cehap, inclusive com documentos, A Prefeitura explicando tal atitude alega que naquele local seria construído um terminal de ônibus. Com tanto espaço em nossa cidade estado e Prefeitura estão sempre se chocando com sibilinas provocações. Até quando meu Deus?
     
    CARLOS DUNGA IRRITADO COM CORTE NO PONTO
    O deputado Carlos Dunga ontem durante a sessão reclamou muito dos jornalistas essa conversa se Cássio será ou não candidato, dizendo Dunga que este ano deve ser de trabalho e que todos devem acabar com esse improdutivo rame, rame. Ainda bastante irritado Carlos Dunga buscava reaver o dinheiro que perdeu por ter faltado a uma das sessões. Dunga bem ao seu estilo revelou que no dia que faltou justificou ao presidente em exercício Edmilson Soares e caso não consiga seu dinheiro de volta é porque Edmilson não tem nenhum valor naquela Casa de Leis. Pegou pesado.
    A SEGURANÇA PÚBLICA E OS NÚMEROS QUE NÃO MENTEM 
    Segundo o Instituto Sangari, do Ministério da Justiça, em 2000 a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes no Brasil era de 26.7 %. O índice da Paraíba era 15,1%, o de João Pessoa e região metropolitana chegava a 27,6% e o do interior do estado 10,3%.Em 2010, ano em que houve a eleição de governador e na qual se elegeu Ricardo Coutinho, com o estado governado por José Maranhão, a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes no Brasil chegava a 26,2%, ou seja, registrava uma queda pequena, mas na Paraíba saltava para 38.6%, em João Pessoa e região metropolitana alcançava exagerados 72.9% e também subia no interior do estado para 24.1%. Em que esse a violência reinante atualmente em nosso estado, não existe estatísticas conhecidas depois de 2010, portanto muito do que se fala sobre a segurança pública na gestão de Ricardo Coutinho é mera especulação, sem nenhuma comprovação através dos números.
    CARTAXO HOMENAGEIA ROQUEIRO CHORÃO COM NOME EM PRAÇA
    No nosso estado os valores são sempre esquecidos, já que se adora cultuar pessoas de fora. Aqui por exemplo, o paraibano e grande economista e professor Celso Furtado, conhecido e respeitado no mundo inteiro, até hoje não teve o seu nome perpetuado numa simples viela. Agora surge a informação de que o roqueiro Chorão, morto de overdose de cocaína no inicio deste ano, foi homenageado pela Prefeitura de João Pessoa com a colocação do seu nome na Praça de Skat construída pelo então prefeito Ricardo Coutinho ao lado do Retão de Manaíra, em parceria com o Manaíra Shopping. O difícil é saber qual foi a contribuição que o Chorão deu a nossa Paraíba e qual foram o legado e os bons exemplos que o mesmo deixou para a nossa juventude? O prefeito Luciano Cartaxo quando for fazer certas homenagens, seria prudente ouvir a população, afinal se trata de espaços públicos construídos com o nosso dinheiro.

    ANÍBAL MARCOLINO VOTA A FAVOR DE TÍTULO PARA A PRIMEIRA-DAMA

    Há muito as pessoas vêm estranhando o novo estilo adotado pelo deputado Aníbal Marcolino, que como vereador ficou conhecido pelas criticas raivosas e diárias que fazia ao então prefeito Ricardo Coutinho. Como todos recordam Aníbal era dos mais contundentes oposicionistas do então prefeito. Ontem Aníbal deu mais um exemplo dessa sua nova fase e de sua inexplicável mudança, desagradou e desobedeceu aos colegas de bancada de oposição ao ser o único a votar a favor do Título de Cidadã Paraibana, sugerido pelo deputado Lindolfo Pires (Democratas), à primeira-dama do Estado, a jornalista Pâmela Bôrio.Como não se têm noticia de nenhum, grande ação da Pâmela pelo nosso estado, ninguém sabe ao certo o que motivou o deputado Aníbal a tanto, a não ser que o seu novo partido que tem a ver com ecologia tenha deixado o parlamentar mais light.

    A PALESTRA DE LOURDINHA LUNA

    A escritora e ex-secretaria do saudoso ministro e governador José Américo de Almeida, Lourdinha Luna, fará amanhã quinta-feira uma palestra na sede da Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba, que funciona no andar térreo do Tribunal de Justiça da Paraíba, sobre o tema ‘O Apostolado do Papa’ Realmente imperdível, considerando os conhecimentos de Lourdinha sobre os mais diversos temas considerando sua bagagem adquirida durante a sua rica e movimentada vida. Lourdinha honra este aprendiz de digitador como colaboradora do blogdopedromarinho.com


    NEY SENADOR E ARACILBA DEPUTADA

    O ex-senador Ney Suassuna confirmou filiação do Partido Social Liberal. Com a decisão, Ney entra na briga pela única vaga que a Paraíba terá no Senado Federal durante as eleições de 2014. Se não houver possibilidade de integrar a chapa majoritária, Ney concorrerá a um mandato de deputado federal. O PSL filiará também a atual secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, o ex-deputado e ex-prefeito, João Bosco Carneiro, o ex-prefeito de Capim, Sérgio Lima, o ex-deputado Robson Dutra, entre outras lideranças como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores ligadas ou não aos novos integrantes do partido. Pelo visto os outdoors espalhado por Tião Gomes, convidando pessoas para sua legenda parece que funcionaram, resta saber agora se tais pessoas trarão o mais importante votos nas urnas.


    RICARDO COUTINHO RESPONDE A CÍCERO LUCENA

    O senador Cícero Lucena não gostou muito da visita que o governador Ricardo Coutinho fez ao Vale das Palmeiras. Por sua vez o governador Ricardo Coutinho não se fez de rogado e sapecou: “Se ele lamentou, paciência. Eu acho que quem lamenta mais é quem mora lá”, disse Ricardo. O projeto e captação de recurso foram feitas durante a sua gestão de RC João Pessoa, razão pela qual foi chamado pelos moradores. “João Pessoa voltou ao tempo das Torres de Babel”, resumiu Ricardo, ao final da visita, comparando o conjunto com àquele inaugurado no fim da gestão de Cícero em 2004 “Tem que ver porque que essa obra não foi feita dessa forma, eu é que lamento tudo isso. Mas, eu não posso dizer nada sobre quem coloca carapuças. O que eu disse é a verdade. Se não fosse o meu governo na prefeitura para refazer aquelas torres de babel, e refizemos muitas, a situação seria caótica”, revelou Ricardo.


    RUY CARNEIRO COMEMORA ANIVERÁRIO DA LEI SECA


    O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) sempre preocupado com as grandes questões que envolvem a nossa população, celebrou o 1º aniversário da operação Lei Seca na Paraíba. Ruy é co-autor da nova lei que só na Paraíba, neste primeiro ano, puniu cerca de dois mil motoristas alcoolizados. Apesar dos avanços, o parlamentar observou que é preciso investir mais em educação, capacitação e fiscalização. "Esses são os três eixos que julgo importantes para o êxito da nova Lei Seca que, graças a Deus, tornou-se uma realidade e tem salvado vidas em todo o Brasil", apontou Ruy. -É preciso fiscalizar, mas também é necessário capacitar nossos agentes ofertando-lhes condições de trabalho e cursos de capacitação. Também defendo campanhas educativas em todos os meios de comunicação e uma ação mais ousada nas escolas. O que estamos realizando nas salas de aula? Qual será o perfil do motorista do amanhã? questionou Ruy Carneiro.


    A CANDIDATURA DO MAJOR FÁBIO AO GOVERNO


    Apesar da maçaroca de partidos existentes, o deputado federal Major Fábio (DEM) vem encontrando dificuldades no seu plano de disputar o governo do estado no próximo ano. Primeiro o Major Fábio viu fracassar da fusão do Mobilização Democrática (MD) (PPS e PMN), novo partido em que pretendia migrar e lançar candidatura ao Governo do Estado, agora ele anuncia que deve se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS)outra nova legenda que também se ainda encontra em processo de formação e não se sabe se vingará para o próximo pleito. Em entrevista a uma emissora de rádio local, Major Fábio, garantiu que apesar dessa instabilidade por conta de legenda não vai desistir de forma alguma de enfrentar o governador Ricardo Coutinho (PSB) e outros pré-candidatos na corrida eleitoral do próximo ano rumo ao Palácio da reeleição. Pode até faltar partido, mas empolgação é o que não falta ao homem.


    MAIS TUCANOS NO NINHO

    Por conta das últimas campanhas e dos insucessos obtidos nas urnas o PSDB perdeu muita gente, inclusive detentores de mandatos, ficando o ninho tucano um tanto vazio. No presente talvez pela possibilidade de ter alguém – quem sabe o próprio Cássio Cunha Lima- disputando o governo do estado em 2014 o quadro já começa a se modificar naquela agremiação. Esta semana diversas lideranças políticas assinaram as fichas de filiação durante solenidade realizada no auditório da Asplan, no Centro de João Pessoa.Os novos tucanos são e pré-candidatos em 2014 são: Dinaldo Filho (ex-DEM) e Dunga Júnior (ex-PTB) na lista das novas filiações, mas ambos já haviam assinado as fichas de ingresso no PSDB semanas atrás. As novidades de hoje foram as seguintes:Armando Abílio (ex deputado federal), Flaviano Quinto (ex-deputado estadual pelo PMDB),Emerson Panta (ex-candidato a vice prefeito de Santa Rita, Flora Diniz (ex-deputada estadual), Fábio Tyrone (ex-prefeito de Sousa), Dinaldo das Tintas Iquine (ex-prefeito de Jericó), Doutor Galileu (suplente do PTB), os empresários Júnior e Chico Evangelista.Com a diminuição de cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa a disputa será amais feroz de todos os tempos.


    ARMANDO ABÍLIO SOLTA MAIS UMA DE SUAS PROFECIAS

    Há quatro anos Armando Abílio para surpresa de todos que os então adversários Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho iriam caminhar junto no pleito de 2010, ocasião em que foi chamado de louco e até mesmo de Mãe Dinah, pois fazia uma previsão totalmente ilógica. O fato é que sua previsão se tornou realidade e Ricardo e Cássio estão juntos até hoje. Esta semana Abílio voltou a assumir a personagem "mãe Diná, assegurando que os tucanos vão ter, sim, um candidato a governador no próximo ano, que ele não confirma que seja necessariamente o senador Cássio Cunha Lima. Só o tempo dirá se Abílio acertou mais uma vez.


    DUAS PRAÇAS BEM CUIDADAS POR PARTICULARES

    O poder público é tão incompetente em tudo que faz que certa feita o ex-ministro Delfim Neto soltou essa Pérola: \'Se o governo comprar um circo, já no dia seguinte o anão começa a crescer.\' Hoje na capital temos praças totalmente abandonadas como por exemplo, as praças Pedro Gondim, Antonio Pessoa, da Pedra, da Socic, do Carro Antigo e outras, cujos aspectos envergonham a todos nós. Mas duas praças cuidadas por particulares são exemplo de beleza e carinho. A primeira a Praça Francisco Evaristo dos Santos, fica por trás da UPS do Bairro do Bessa e a segunda também no Bessa é a Praça Francisca Fernandes Nogueira, cuja conservação e manutenção são feita pelos proprietários do quiosque ali existente. Quem sabe a Prefeitura da capital poderia adotar tal ideia, entregando aos particulares a manutenção e conservação de nossos logradouros e assim teríamos uma cidade mais limpa e bonita. Fica a sugestão.


    O PADRE VIEIRA, OS MENSALEIROS E O SUPREMO


    O Padre Vieira se tornou conhecido e respeitado pelas suas citações no passado e que servem até hoje, pois muitas delas parecem premonições, já que quase sempre acontecem no nosso dia a dia. A seguir a fala do Padre Vieira, quem sabe antevendo questões como essa dos mensaleiros em nosso país: "Os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza, a vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida: porque a mesma sua miséria ou escusa ou alivia o seu pecado. - Os ladrões, que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem os Reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das província, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força roubam e despojam os povos. - Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, e estes furtam e enforcam" Já o jurista Eduardo Couture com relação a impunidade: “Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”. Republicado por incorreção.


    PENSAMENTO


    CHATO - Chato é uma pessoa que não sabe que “Como vai?” é um cumprimento, não uma pergunta. Millor Fernandes


    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais


    Voltar