Página inicial


  • A nossa cara

    14/09/2013

     A NOSSA CARA CANJIQUINHA
     
    O grupo São Braz na pessoa do seu presidente José Carlos da Silva, precisa urgentemente vir a publico e explicar a denúncia formulada de que o grupo teria fraudado o pagamento de R$ 7 milhões, relativos a ICMS. Para um estado pobre como nosso, com graves carências nas áreas da educação, saúde, segurança e moradia, caso se confirme tal acusação é verdadeiramente uma afronta e um total desrespeito a nós pobres contribuintes paraibanos e consumidores dos produtos São Braz, ou seja, a nossa canjiquinha tem saído bem cara e salgada.
     
    VALE DAS PALMEIRAS

    Pontos para o prefeito Luciano Cartaxo, que entregou ontem o conjunto Vale das Palmeiras com 856 apartamentos, resgatando assim grande números de famílias que moravam em áreas de risco e em casebres miseráveis e outros sequer tinham moradias. Por uma questão de justiça, é oportuno registrar que tudo teve início na verdade ainda na gestão de Ricardo Coutinho, continuou com Agra e foi concluído agora já com Cartaxo. O mérito do atual prefeito foi exatamente não fazer como outros gestores que esquecem as obras iniciadas por seus antecessores.

    ANÍSIO MAIA: ‘NÃO ME CHAMEM PARA IR A BRASÍLIA PEDIR ESMOLAS’

    O sempre polêmico deputado Anísio Maia, ao ser convidado a integrar uma comissão que iria a Brasília rogar para não fechar três postos da Conab no nosso sertão, foi duro e seco: ‘Não me chamem para ir a Brasília pedir esmolas. Hoje uma esmolinha de milho, amanhã uma cisternazinha, sempre empurrando com a barriga. Por quanto tempo vamos agüentar ser humilhados com a história da seca? Anísio Maia mesmo sendo petista, o mesmo partido de Dilma Roussef é sempre muito duro nas criticas que faz a gestão federal. Está certo o parlamentar, primeiro o interesse do povo.

    AS CASSAÇÕES: A ENROLAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL

    A Câmara Federal tinha um projeto de lei tratando sobre cassação de parlamentares, já devidamente aprovado em dois turnos no Senado, ou seja, era só colocar em pauta e aprovar o mesmo, mas optou por um longo caminho, votar outro projeto com o mesmo tema, que foi aprovado pela Casa em dois turnos e seguiu para o Senado, estando até agora aguardando apreciação e votação. O senado por sua vez, nem tentou aprovar aquele que veio da Câmara, pois os senadores optaram em votar um projeto de autoria do senador Jarbas Vasconcelos, que foi aprovado e seguiu para a Câmara Federal e ninguém sabe quando será apreciado em dois turnos. Conclusão; Nem um nem o outro estarão aprovados antes do final julgamento do Mensalão e os deputados envolvidos, poderão a exemplo de Natan Donadon, escapar da cassação. Pura enrolação das duas Casas Legislativas.

    POR QUE NÃO APROVEITAR O ANTIGO PRÉDIO DA NOSSA ESTAÇÃO FERROVIARIA?

    Durante muitos anos a Rodoviária de João Pessoa funcionou em acanhado prédio de dois pavimentos no Varadouro, mais principalmente no local conhecido por Primavera, cujos fundos do terreno saia na Rua da Republica. Tal edificação ontem em plena turbulência é hoje ocupada por alguns pequenos comerciantes, que utilizam apenas a sua parte térrea, estando o segundo pavimento inteiramente abandonado. Indagando pessoas que trabalham ali nas proximidades recebi informações de que tal espaço pertence à Prefeitura de João Pessoa que o abandonou há muitos anos,permitindo assim a sua invasão por comerciantes e de drogados na sua parte que fica na Rua da Republica.Com tantos ambulantes querendo espaço para se instalar não seria o caso de a Prefeitura retomar tal imóvel, considerando que se trata de área valorizada e colocar ali centenas de ambulantes? Mesmo que não pertença a edilidade, não seria o caso de desapropriação?
     
    POLÍCIA FEDERAL E SUAS PRISÕES SEM NOMES
     
    Nunca foram padrão e conduta da Polícia Federal, esconder nomes os nomes dos criminosos presos, tanto que recentemente uma operação nacional envolvendo fraude no Ministério do Trabalho, até o nome do secretário executivo daquele Ministério foi divulgado sem nenhum receio, obrigando que o mesmo corresse e pedisse exoneração. Aqui na Paraíba talvez por equivocado entendimento de quem eventualmente se encontra à frente do Departamento, adotou-se a prática de prender, convocar a imprensa falar demais e não divulgar o principal, ou seja, os nomes das pessoas envolvidas. Amanhã com tais pessoas de volta as ruas estarão os mesmos convivendo conosco, que inocentemente estaremos tranquilamente sendo amigos de criminosos e até freqüentando as casas dos mesmos. Outro perigo é algum colega da imprensa conseguir extra-oficialmente tais nomes e divulgá-lo, trazendo assim prejuízo e quebra de tratamento isonômico que deve existir com relação a todos os veículos de imprensa. Em sinal de protesto, na próxima convocação do Departamento os órgãos de imprensa deveriam combinar e fazer um boicote, ou seja, nenhum jornalista apareceria para a coletiva.
     
    VATICANO DETERMINA INVESTIGAÇÃO NA DIOCESE DA PARAÍBA

    Através do jornalista Luiz Torres, a população paraibana tomou conhecimento de que a Arquidiocese da Paraíba está sob intervenção canônica. A medida foi adotada em agosto pela Santa Sé. Torres teve acesso ao documento sigiloso decretando a intervenção, motivada por denúncias que não ficaram expostas no documento informando a designação do bispo Dom Fernando Guimarães, de Garanhuns, Pernambuco, como interventor. Ele vai apurar denúncias que chegaram à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Não se tem notícias do teor exatos das denúncias. Elas podem versar sobre questões administrativas, disciplinares ou até de condutas canônicas. O fato é que Dom Aldo o nosso Arcebispo, não teve uma passagem muita tranqüila na cidade do Sobral n Ceará, pois foi ventilado que o mesmo teria tentado proteger uns padres pedófilos.
     
    PREFEITURA COMUNITÁRIA

    O promotor Valério Bronzeado que participa ativamente dos problemas de nossa cidade, sendo inclusive líder do movimento que luta pela criação do Parque Parahyba, registra nas redes sociais uma boa idéia que viu em Brasília. Valério Bronzeado a partir deste ponto: ‘Uma ideia a ser copiada: prefeitura comunitária em Brasília para cuidar de uma área delimitada (uma quadra). Em João Pessoa temos uma subprefeitura para diversos bairros, cobrando mais de 200 mil habitantes (Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Bessa etc.). Muito precário. Bola preta!’ Pois é, este aprendiz de digitador, nem chegaria a tanto, mas em campanha o prefeito Luciano Cartaxo prometeu criar várias subprefeituras e até agora nada.
     
    O CAOS NA ESQUINA DO COLÉGIO MOTIVA
     
    Antigamente nos horários de pico, ou seja, logo nas primeiras horas da manhã e ao meio-dia, na esquina da Avenida Nego onde se localiza o Colégio Motiva, sempre tinham guardas da Semob, para resolver a confusão de carros e pedestres naquela artéria. Agora não se sabe o motivo,mas o caos se instalou ali e os guardas sumiram, devem está esperando que morra atropelado algum estudante ali naquela confusão diária.Por falta de guardas com certeza não é,pois na quarta-feira quando um coronel no centro enquadrou um abusado guarda da Semob, apareceram no local pelo menos vinte guardas e várias viaturas e ficaram ali durante muito tempo, dando a entender a todos que aparentemente não tinham muito que fazer.

    PARA SEMPRE MARIZ
     
    Ontem nas redes sociais aquele que foi sempre o fiel escudeiros do ex-governador Antonio Mariz, o ex-deputado federal e hoje secretário municipal Inaldo Leitão, lembrou Antonio Mariz e a homenagem que prestou ao mesmo, quando ainda ocupava o Parlamento. Inaldo Leitão a partir deste ponto: ‘Intelectual, ético, decente e verdadeiro. Essas eram algumas das muitas qualidades de Mariz, que foi prefeito de Sousa, deputado federal, senador e governador. Quem tem esse raro perfil merece ser homenageado e jamais ser esquecido.Por isso apresentei na Câmara Federal projeto de resolução designando de ANTÔNIO MARIZ a ALA DAS COMISSÕES da Casa, aprovado à unanimidade. O resultado desse gesto foi a imortalização deste meu eterno líder. No dia 16 de setembro próximo, vai fazer 18 anos que Mariz nos deixou aos 57 anos. Irreparável perda.’ Tem razão Inaldo Leitão, trabalhei com Ronald Queiroz chefe da Casa Civil e consequentemente bem próximo a Antonio Mariz e posso com emoção atestar o valor e a seriedade daquele saudoso político paraibano. Apenas para ficar o registro, quando do falecimento do mesmo, Ronaldo Queiroz mandou chamar as pressas este aprendiz de digitador e o também saudoso João Soares filho, chefe da Assessoria Jurídica do Palácio da Redenção, para que as quatros mãos fizéssemos o decreto instituindo luto oficial no nosso estado.
     
    OPERAÇÃO MANZUÁ E OS ASSALTOS A BANCOS
     
    Só no presente ano na nossa Paraíba, 101 ocorrências policiais envolvendo os bancos, colocando em risco funcionários e clientes, sem que se perceba nenhuma ação concreta de nossas autoridades para conter a crescente onda de violência. A propósito, nossas fronteiras e estradas com o fim da Operação Manzuá ficaram totalmente desguarnecidas, favorecendo a entrada dos criminosos drogas e armas, o que tem contribuído muito para o incremento de tal violência. Em que ficou a prometida Operação Manzuá itinerante, o que foi feito com os homens e armas que foram retirados da extinta operação? Em tempo: Aqui na capital só este ano ocorreram 162 assaltos a ônibus, sendo na última quarta-feira 11 deles cometidos em apenas quatro horas.

    OS NOVOS TUCANOS
     
    O ninho tucano vai revelar novos nomes nos próximos dias. Os deputados Edmilson Soares e Branco Mendes estariam preparando o bico para ingressarem no PSDB. Outro que poderá voltar para a legenda é o deputado João Gonçalves, que dia desses saiu do partido e ingressou no Partido Ecológico Nacional, cujo presidente é o presidente da Assembleia Ricardo Marcelo. Vai ver que no PEN João Gonçalves não viu tanto ecologia assim.
     
    HERVÁZIO BEZERRA VAI DEIXAR O PSDB
     
    Por falar em PSDB, Hervazio Bezerra descende de tradicional família política e tem ainda bastante experiência no tema, por conta dos diversos mandatos que conquistou como vereador na capital. Provocado pelo presidente do PSDB o deputado federal Ruy Carneiro, que avisou que aqueles que se encontram fora dos objetivos do partido para 2014, devem deixar a legenda, mesmo sendo ele um tucano de alta plumagem, nem pestanejou e já busca espaço em outro partido que lhe garanta voltar a Casa de Epitácio Pessoa. Hervazio tem que observar a questão denominada legenda, pois mesmo mais votado do que muitos deputados ficou na suplência em 2010, assumindo posteriormente. Já o seu filho Leonardo Bezerra, na última eleição, apesar de votação superior a mais de 10 vereadores, ficou de fora da Câmara Municipal de João Pessoa.
     
    O CANSATIVO DISCURSO DE SÉRGIO DA SAC
     
    Esta semana uma cena inusitada aconteceu na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Sérgio da Sac utilizava a tribuna e os vereadores não davam a mínima para sua oratória, tendo em dado momento Sérgio se irritado e dito no microfone que aquele plenário parecia uma feira e quem quisesse conversar assim, deveria procurar a sala anexa denominada de Vip, onde os vereadores permanecem antes do início das sessões. Um vereador que pediu para não ser identificado revelou que os discursos de Sérgio da Sac são verdadeiros martírios e bem cansativos para os seus pares.
     
    PENSAMENTO
     
    BRASÍLIA - Brasília desestimula qualquer um a fazer o que sabe, mas estimula todo mundo a meter a mão no que bem entende. Millor Fernandes
     
    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais


    Voltar