Página inicial


  • Cássio e Ricardo

    29/08/2013

     O novo chefe da Casa Civil de estado, Walter Aguiar, até então escondido na Secretaria de Turismo, chegou com a corda toda e bastante entusiasmado, pois no seu primeiro dia já foi euforicamente anunciando não acreditar num rompimento entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima e defendeu a longevidade da aliança, ou seja, um projeto de 16 anos, sendo na visão dele Walter, oito anos para Ricardo e oito para Cássio. Será que eram esse otimismo e disposição que faltavam em Lucio Flávio? Vai saber.


    EU NÃO POSSO É PERDER ESSE EMPREGO


    O saudoso Chico Anísio tinha um quadro em que o personagem fazia tudo para agradar o chefe e de vez enquanto soltava o bordão ‘Eu não posso é perder esse emprego’. Tal introdução é para dizer da minha estranheza com relação ao cientista político e professor Lúcio Flavio, que foi exonerado da Chefia da Casa Civil e aceitou ser um mero chefe de Gabinete não mesmo órgão. Conheço bem a estrutura e a importância de cada cargo na Casa Civil, já que trabalhei lá na gestão de Antonio Mariz e início do Maranhão I e fica muito difícil entender como uma pessoa deixa de ser do primeiro escalão, mas principalmente Secretário Chefe da Casa Civil - uma espécie de primeiro ministro - para ocupar um cargo menor na estrutura, principalmente um profissional do naipe de Lucio Flávio. Seria apego a cargos? Em tempo: o ex-ocupante do cargo de Chefe de Gabinete Walter Porfirio, não ficou na rua da amargura foi nomeado assessor palaciano e vai fazer parte de uma verdadeira legião de assessores que gravitam pelos corredores do Palácio da Redenção, sem absolutamente nada para fazer.


    PNEUS PARA ASFALTAR NOSSAS RUAS

    O polemico deputado Toinho do Sopão, apresentou um projeto de lei determina o uso de agregados reciclados como pneus ou resíduos sólidos da construção civil na aplicação do ‘Asfalto Ecológico’, também conhecido como ‘Asfalto Borracha’. “A proposta objetiva viabilizar o asfaltamento das ruas e avenidas dos municípios do Estado da Paraíba com o asfalto ecológico, de modo a colaborar com o meio ambiente através da utilização inteligente dos pneus que são jogados fora por usuários de veículos automotores em locais impróprios”, justifica o autor do projeto. Tal projeto já existe por ai, mas como na vida nada se cria tudo se copia, deve-se louvar a iniciativa de Toinho do Sopão, cujo projeto pelo menos justifica o seu ingresso no Partido Ecológico Nacional o PEN.


    MULTA PARA QUEM JOGAR LIXO NA RUA


    Outro projeto também que vem sendo apreciado na Casa de Napoleão Laureano é de autoria de Felipe Leitão e prevê a aplicação de multas para quem descartar lixo em vias públicas da Capital. O documento indica a contratação de novos funcionários para fiscalização, trabalho conjunto com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Guarda Municipal, além de Curso de Educação em Meio Ambiente para cidadãos multados. Tal projeto cópia de outro apresentado na cidade do Rio de Janeiro, aqui em João Pessoa onde ainda existe a cultura da expressão ‘Sabe com quem está falando’ não irá vingar, ou seja, tal lei vai se transformar em letra morta e mera estatística para o currículo e a vaidade e do seu autor.Ora, os guardas da Semob praticamente só são vistos em locais de acidente e no centro da cidade e sequer cumprem a contento as suas atribuições, pois os taxis clandestinos usam e abusam na Avenida General Osório e tais guardas ameaçados pelos motoristas clandestinos fogem dali como o diabo foge da cruz. Os técnicos da Semam na sua atividade principal que seria conter a poluição sonora na cidade, jamais cumpriram tal obrigação, tanto que nossa capital se transformou numa das cidades mais barulhentas do mudo e por fim a Guarda Municipal sempre escondida e que agora timidamente começa a aparecer no Ponto de Cem Réis e na nossa orla marítima.Definitivamente tais fiscais não irão fiscalizar nada e o lixo vai continuar a ser jogado nas ruas.


    PREFEITURA FAZ INTERVENÇÃO NOS CANAIS DO BESSA


    Finalmente a Prefeitura resolveu fazer intervenção nos leitos dos canais do Bessa, o que pode significar que finalmente vai acontecer a construção do esperado Parque Linear Parahyba, que inclusive já aprovado pela população em plenária em 2012. A Prefeitura com máquinas termina o primeiro canal, faltando o segundo canal, necessitando, porém que a Emlur promova a limpeza das áreas que circundam os referidos canais, tendo em vista que as mesmas de uns meses para cá, por conta da falta de fiscalização se transformaram em verdadeiros depósitos de lixos, que são jogados por moradores e entulhos de construtoras, se encontrando hoje ali, inclusive sofás, geladeiras moveis e outros objetos imprestáveis, mesmo se tratando de áreas de preservação ambiental

    GOVERNO DOA TERRENO E RECEBE DOIS PRÉDIOS DO MP


    Aquele terreno localizado na Br 230 que o então governador Cássio Cunha Lima adquiriu por alguns milhões da Construtora Cojuda e que gerou muita especulação na época, pois aparentemente se encontrava tal imóvel com problemas na Justiça, parece que finalmente teve a sua situação resolvida e o governador Ricardo Coutinho cedeu o mesmo ao Ministério Público do estado, recebendo em troca os dois prédios daquele órgão e que estão localizados na Praça João Pessoa. Como se trata de dois prédios muitos bonitos e dotados de toda infra-estrutura, inclusive salas de reuniões e auditório, o governador poderia num deles instalar o Palácio dos Despachos, deixando o atual Palácio da Redenção apenas como um lugar para receber grandes eventos, pois aquele antigo e bonito prédio não comporta mais o dia a dia de uma repartição com centenas de servidores e visitantes.O governador estaria prestando um grande serviço a nossa história preservando aquele patrimônio.


    VOA VOA PASSARINHO


    A mania de se utilizar aviões pagos com o dinheiro público se tornou verdadeira febre entre os políticos. Dias desses o s presidentes do Senado e da Câmara Federal, Renan Calheiros e Henriques Alves, foram pilhados utilizando aeronaves para levarem as respectivas famílias ao Rio de Janeiro para assistirem jogos no Maracanã na Copa das Confederações e prometeram indenizar o erário. Depois foi a vez do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sido denunciado por usar com freqüência para viagens de recreio os helicópteros do governo, estando até agora a população pressionando pela sua renúncia. Agora o fato acontece bem próximo aqui de nós, ou seja, o governador Ricardo Coutinho foi denunciado pelo deputado Gervásio Maia por ter utilizado junto com a sua família, uma aeronave do estado em viagem de turismo ao Rio de Janeiro em dezembro passado. Sem o exagero de uma CPI como pretende o denunciante, o caso precisa ser bem explicado pelo governador que vive pregando sempre muita austeridade.É preciso não esquecer da máxima que nós ensina: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.


    OS ECO-CHATOS E A AVENIDA JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA


    Bastou a Prefeitura da capital, avisar que pretende alargar a Avenida José Américo de Almeida, denominada erroneamente de Beira-Rio até pela própria Prefeitura e eis que os conhecidos eco-chatos já começam a fazer barulho por conta das árvores existentes nos canteiros que serão diminuídos. Ora, ora,ora, tal turma quer mesmo é aparecer,pois nos dias atuais arvores mesmos adultas podem ser replantadas em outros lugares, quem sabe na própria avenida. A verdade é que a cidade cresceu, a população triplicou e consequentemente os veículos com tendência a tl quadro se agravar bem mais no futuro, dificultando assim a mobilidade urbana. Por conta de tudo isso não resta outra alternativa ao gestor público, a não ser criar novos corredores e alargar aqueles já existentes, mesmo enfrentando a incompreensão e o vedetismo de alguns ambientalistas.


    AFINAL A JUÍZA LÚCIA RAMALHO FOI INOCENTADA OU CONDENADA?


    Absolutamente ninguém entendeu até agora o voto do desembargador relator Arnóbio Alves Teodósio, que em seu relatório escreveu que a magistrada Lúcia Ramalho não causou prejuízo ao estado com uma sentença em favor dos servidores do IPEP, que a mesma não estava fora de sua jurisdição e, portanto estava apto para atuar em tal processo. Ao final do voto o relator, porém sugeriu que a mesma fosse transferida para outra Vara da Justiça, o que foi aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça, sob protesto da magistrada e verdadeira confusão na cabeça de todos, tanto que os portais de noticias publicaram o resultado do julgamento das mais diversas maneiras, tendo alguns falado de absolvição e outros destacados o castigo da remoção compulsória. Um resultado assim evidentemente não resiste a uma simples analise no Superior Tribunal de Justiça, que a magistrada Lúcia Ramalho já prometeu que irá recorrer.

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais


    Voltar