Página inicial


  • Estelizabel detona

    18/07/2013

    A ex-candidata a prefeita da capital e atua Secretária de Comunicação do estado Estelizabel Bezerra, em entrevista na TV Arapuan estava muito a vontade e falou de tudo e de todos. Sobre a Prefeitura da capital ela declarou que a prefeitura perdeu o ritmo de ações estruturantes e também com o zelo do patrimônio público. E resumiu seu conceito sobre a gestão do PT em João Pessoa: “É só futebol e festa”. Já com relação a eventual aliança com o PSDB para 2014 a mesma defendeu tal ideia, mas ao tratar sobre a possibilidade do partido indicar o senador Cícero Lucena para compor a chapa do PSB, fulminou “Isso é uma decisão do PSDB, que é formando por várias pessoas, mas penso que o mesmo tem uma imagem desgastada para figurar na chapa majoritária de Ricardo Coutinho. Na canela.


    PERMUTA DO TERRENO DA ACADEPOL FOI APROVADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS


    Mesmo com enorme torcida contrária dos adversários do Governo do estado, bem como daqueles que não gostam do empresário Roberto Santiago, finalmente foi aprovada a permuta de terrenos entre o governo do Estado e o proprietário do Manaíra Shopping para construção da nova Academia de Polícia, Central de Polícia e IPC. Por quatro votos a três, o TCE decidiu pela legalidade do processo, afastando qualquer obstáculo para a continuidade das obras. O processo registrou um placar de três a três e foi desempatado com o voto do presidente do Tribunal, conselheiro Fábio Nogueira. Além dele, votaram a favor da permuta os conselheiros Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima e Fernando Catão. Os conselheiros Umberto Porto, André Carlos Torres e Arnóbio Viana. Na verdade tal votação era apenas para cumprir formalidades pois a permuta já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa e examinada pelo Poder Judiciário que atestou a legalidade da transação.


    VEREADOR SE POSICIONA CONTRA DESCONTO DAS DÍVIDAS DOS CARTÓRIOS


    O vereador Lucas de Brito (DEM) encaminhou relatório aos órgãos de controle externo da Paraíba solicitando uma análise do projeto que resultou na remissão da cobrança do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) dos tabeliães e oficiais de registro por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O parlamentar entregou cópia de documentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) com detalhes da matéria aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa. Nesta terça-feira (16), o parlamentar se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, solicitando a análise do Ministério Público da Paraíba de uma emenda parlamentar que ampliou de 30% para 50% o desconto sobre o principal da dívida oferecido aos cartórios no pagamento do tributo. Se todos são iguais perante a lei, o prefeito Luciano Cartaxo bem que poderia estender essa ‘bondade’ a todos aqueles que pagam tal imposto e não apenas aos barões dos cartórios.


    SANTINO MESMO OPERADO DA VISÃO ENXERGA MUITO LONGE

    O vereador Santino (PT do B) reapareceu em público nesta terça-feira (16) durante solenidade no Paço Municipal. O parlamentar enfrenta problemas com a saúde desde o final do primeiro semestre legislativo, quando faltou inúmeras sessões na Câmara Municipal. Ele passou por uma intervenção cirúrgica no olho direito e terá que operar a catarata até o final do ano. Na verdade o homem parece que enxerga melhor que todos nós, pois dias desses foi fotografado quando manuseava gulosamente uma revista de mulheres nuas em pleno plenário da Casa de Napoleão Laureano e agora faltando mais de um ano do pleito já anuncia que é candidato a deputado estadual. Enxerga longe, muito longe.


    RICARDO RECEBE ADESÃO DO 52º PREFEITO NO ESTADO


    O governador Ricardo Coutinho conquistou nesta terça-feira (16), à tarde, a adesão de mais um prefeito ao seu projeto político. O prefeito de São João do Tigre José Maucélio Barbosa (PMN), é o 52º gestor municipal a declarar apoio político a Ricardo Coutinho. O prefeito Maucélio Barbosa afirmou que admira o modelo de gestão do governador Ricardo Coutinho e até tem copiado um pouco o estilo do socialista em algumas ações de sua administração em São João do Tigre.


    AS OLIGARQUIAS E O ATRASO NA PARAÍBA

    O atraso da Paraíba está nas suas oligarquias retrógradas, pois quase todo mundo que alcança um mandato já vai logo pensando em lançar filhos e netos na politica como se a Paraíba fosse capitanias hereditárias dos mesmos. Pior é que tem eleitores desavisados que se acham na obrigação de votarem nesses mancebos que se tornam deputados tendo como único mérito o parentesco com aquele politico já testado nas urnas. A proposito o jornalista Tião Lucena escreveu um artigo em que enumera os muitos exemplos, Tião a parti deste ponto: ‘Aqui na Paraíba são incontáveis os exemplos, a começar pelos mais graúdos, feito o ex-governador Zé Maranhão que, não satisfeito em ser quase tudo no estado, botou os sobrinhos Olenka e Benjamin para exercerem mandatos na Assembléia e na Câmara dos Deputados. O senador Cássio Cunha Lima, que tem um primo na Prefeitura de Campina e o irmão Ronaldinho junto dele, como vice-prefeito, já prepara o filho Diogo para voos brasilienses com mandato de deputado federal’.


    AS OLIGARQUIAS E O ATRASO NA PARAÍBA II


    Continua Tião: ‘A prefeita Chica Motta, que sucedeu ao ex-genro na Prefeitura de Patos, tem o neto Hugo em Brasília como deputado federal, além da filha, ex-mulher do ex-genro de Chica e mãe do deputado Hugo, casada com um prefeito daquelas bandas sertanejas. Efraim Morais, que perdeu o mandato de senador, já mantinha o filho Efrainzinho como deputado federal. O rapaz se elegeu sem ter barba direito no queixo e está lá no segundo mandato, com jeito de quem quer ficar para sempre. A família Rego foi logo de três: Veneziano, prefeito de Campina, Vitalzinho senador e Nilda, mãe dos dois, deputada federal. Vené cumpriu o mandato na Prefeitura e já se anuncia como candidato a governador O deputado Carlos Dunga elegeu dois filhos prefeitos: Dunguinha e Carlos José. Wellington Roberto, que é deputado federal, elegeu o filho Caio para o cargo de deputado estadual. O rapaz não aparece, parece uma galinha morta, mas está lá, representando o pai. O deputado Damião do Coração pra Coração Feliciano, na hora de indicar alguém para o governo, botou o filho Renato como secretário’.


    AS OLIGARQUIAS E O ATRASO NA PARAÍBA III

    Finaliza Tião: ‘Marcondes Gadelha abandonou a vida pública, mas teve o cuidado de colocar o filho Leonardo no seu lugar, na Câmara dos Deputados. O deputado Hervásio Bezerra, não satisfeito apenas com o mandato de deputado, tentou botar o filho como vereador. Quase o elegeu, ficou numa peínha de nada. E o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, que queria ser prefeito de novo e ajustiça não deixou, não contou conversa: pegou a mulher Denise e a enfiou na Prefeitura da cidade que, segundo dizem, ensinou a Paraíba a ler.’ Pois é, além dos exemplos citados, o amigo Tião poderia citar ainda centenas de ex-prefeitos de nossas cidades e ainda Enivaldo Ribeiro que colocou o filho Aguinaldo e a filha Daniela, Wilson Santiago que ‘emplacou’ o filho ainda imberbe como deputado federal, Rômulo Gouveia que colocou a esposa Eva em seu lugar na Assembleia Legislativa e o próprio Luciano Cartaxo, que mal galgou o cargo de prefeito da capital já pensa em lançar o irmão Lucélio como candidato a deputado estadual, sem falar no governador Ricardo Coutinho, que estaria pensando em lançar o irmão Coriolano ou o próprio filho mais velho para buscar um mandato em 2014.


    SENADORES ‘ENTERRAM’ PEC QUE OBJETIVAVA A DEMISSÃO DE JUÍZES E PROMOTORES

    Os senadores entraram em acordo para enterrar os textos originais das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 53 e 75, de autoria de Humberto Costa (PT-PE), que possibilitariam a demissão de juízes e integrantes do Ministério Público (MP) por decisão administrativa. Houve consenso em torno de um substitutivo apresentado na quinta-feira (11/7) pelo relator da matéria, senador Blairo Maggi (PR-MT), que mantém a vitaliciedade dos cargos de membros das duas carreiras, mas cria punições pontuais em casos de crimes cometidos por ocupantes de cargos de ambas as categorias. Na prática, a medida mantém as regras atuais referentes à perda de cargo. Definitivamente a classe politica não entendeu o recado claro das ruas, penso que vamos ter que desenhar para ver se os mesmos entendem.


    A GUARDA MUNICIPAL E A TIMIDEZ NAS AÇÕES

    Não é segredo para ninguém a existência de grupos de drogados espalhados por diversos pontos da capital com total tolerância da nossa Prefeitura que além de permitir a permanência dos mesmos em tais locais, ainda admite que façam baderna, sujeira e algazarra em pleno Largo do Ponto de Cem Réis, no Varadouro e na Praia de Tambaú, vizinho ao hotel do mesmo nome, envergonhando assim a todos nós.No Ponto de Cem o abuso cresceu tanto que dormem nos poucos bancos existentes, tomam cachaça em cima da base do busto de Vidal de Negreiros, defecam e urinam ali, sem qualquer interferência da fiscalização, que com jeito poderiam fazer que os mesmos abandonassem tais áreas que são de visitação pública e evidentemente não pode continuar a oferecer esse deprimente espetáculo. Até mesmo um dos bancos já foi quebrado por tal grupo que promove diariamente badernas no importante local de nossa cidade, sem que nenhum providencia seja tomada por parte da Seinfra. Ontem para surpresa de todos, uma viatura da Guarda Municipal depois de seis meses de gestão apareceu por ali, mas os guardas ficaram fazendo cara de paisagem e não adotaram nenhum providencia para coibir o recorrente abuso contra o patrimônio público e contra a tranquilidade das pessoas. A ação dos mesmos se torna muito pouca para justificar a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança.


    ITAPUAN SEMPRE IMORTAL


    O meu colega da Academia Paraibana de Música Itapuan Botto Targino, pesquisador com diversos livros publicados se lança candidato a imortal da Academia Paraibana de Letras, na vaga do Cônego Eurivaldo Tavares. Itapuan verdadeiramente já é um imortal pela sua vasta biografia e pelos cargos que ocupou na Paraíba, destacando-se a direção da Escola Industrial da Paraíba e a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.


    O ACERVO DO ESPAÇO CULTURAL E A SUA GUARDA

    Por falar em Espaço Cultural os amantes da arte e da cultura estão bem preocupados com o destino que será dado as obras que ficavam naquele local e que por conta da reforma que ora se realiza no prédio, foi encaixotado e enviado não se sabe para onde. Ali existe todo acervo da Biblioteca Juarez Batista, acervo do próprio José Lins do Rego e todo material do Centro de Documentação e Pesquisa Musical Maestro José Siqueira, cujo acervo com mais de 5.000 peças guardadas Domingos Azevedo, as colecionou durante toda sua vida, inclusive partituras valiosíssimas. Espera-se que os responsáveis pela guarda de tais bens tenham a devida sensibilidade e saibam dar o devido valor a esse importante pedaço da história da Paraíba.


    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais
     


    Voltar