Página inicial


  • Moradia no centro

    02/07/2013

    Um leitor da coluna de Abelardo Jurema sugere que as autoridades aproveitem o antigo prédio do Ipase no centro da cidade e construa ali moradias populares. A ideia não pode evidentemente prosperar, imagine cuecas, calcinhas e outras peças estendidas nas janelas dos apartamentos. Seria verdadeiramente uma visão das piores possíveis em pleno largo do Ponto de Cem Réis. Sem falar na dificuldade de acesso para veículos para aqueles que fossem morar ali, pois hoje mesmo aqueles mais humildes têm uma motocicleta ou mesmo um carro popular para que possam exercer suas atividades diárias, sem falar naqueles que trabalham com carrocinhas e circulam com as mesmas vendendo os seus produtos, muitas puxadas por animais. Tanto o governo quanto a Prefeitura poderiam adquirir aquele prédio e ali instalar alguns órgãos públicos, fugindo assim dos caros alugueis que são pagos para acomodar algumas repartições.

    A FESTA NO LARGO DO PONTO DE CEM RÉIS E A BADERNA

    Falando em Ponto de Cem Réis, o clima ficou pesado no último dia dos festejos juninos naquele improvisado local, que definitivamente não se presta para grandes concentrações. Desde a gestão de Ricardo Coutinho, que este ignaro digitador vem propondo um novo local para realização de todos os eventos públicos, contando com a devida infraestrutura a exemplo do que já existe nas grandes cidades. Desde aquela época já dizia que um excelente local seria o Porto do Capim, pois ali próximo existem a estação de trem, Rodoviária estadual e Terminal de Integração ou seja, todos poderiam participar ali dos festejos sem interromper o dia a dia da cidade, como acontece em todos os eventos de rua. Agora vejo com satisfação que o prefeito Luciano Cartaxo pretende construir ali um espaço que irá receber 80 mil pessoas e realizar no novo local todos os eventos, como shows, Festa da Neves, Desfile de 7 de Setembro e outros. Uma cidade que cresce não pode conviver com eventos de grande porte nas suas ruas.


    PERÓN JAPIASSU TRAIU VENEZIANO E AGORA TRAI DANIELA


    Informa o jornalista Marcos Marinho que Perón Japiassu depois de ter sido acusado de “traidor” pelo ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), agora se torna assessor de Romero Rodrigues. O fato é que Perón, depois de derrotado na campanha a vereador foi quase tudo na antiga administração, inclusive com direito a assumir o mandato temporariamente numa ”engenharia política” desenvolvida pelo gestor para beneficiá-lo, agora para surpresa de todos Perón Japiassú (PT) desembarcou de mala e cuia” no Governo Romero Rodrigues (PSDB).Peron foi vice de Daniela Ribeiro e atacava o então candidato Romero Rodrigues impiedosamente, já com relação a Veneziano o mesmo o chamava inclusive por carinhoso apelido de infância e chegou até a comprar apartamento no mesmo prédio do ex, exatamente para estar mais perto do mesmo. “É para que os nossos filhos cresçam juntos”, costumava dizer aos amigos próximos. É muita trairagem, ou muita necessidade.


    TERRENO ALAGADO NO BESSA


    Num momento de tanta gravidade quando a dengue se torna altamente perigosa inclusive levando ate mesmo ao óbito de algumas pessoas, no Bairro do Bessa, numa das vias principais que passa no final da pista do Aeroclube um terreno há meses se encontra totalmente alagado, podendo se tornar um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue, com sérios prejuízos para aqueles que residem ai nas proximidades. Difícil acreditar que não passe por ali, fiscais da Vigilância Sanitária do estado e do Município.


    COM FAZER TURISMO ASSIM?


    Quem passava ontem pela manha na porta da PB-Tur em Tambaú, ficava escandalizado e chocado com o quadro que assistia ali, comprovando a desordem e o descaso oficializados, ou seja, três pessoas deitadas em colchões em cima da grama na porta principal daquele Centro Turístico que leva o nome de Amir Gaudêncio, demonstrando a tibieza e falta de ação de nossas autoridades. Tais pessoas indevidamente tomaram de assalto o Largo da Gameleira sem serem incomodadas pelas autoridades, mesmo praticando diariamente os mais diversos absurdos. Agora, porém, já passaram dos limites e vão evidentemente espantar os turistas que aqui chegam que devem levar a pior impressão de nossa cidade. No caso de ontem, a direção da PB Tur tinha que ter agido e colocados aquelas pessoas para correr dali, pois tudo tem limites e não podemos ser tolerantes com abusos. É de corar de vergonha.

    O NEPOTISMO ANDA SOLTO NAS PREFEITURAS


    Muito pior do que os abusos com os gastos públicos é a conhecida inercia dos órgãos de fiscalização. Já que aqueles que deveriam ver fazem vista grossa o povo ver e cobra os abusos dos prefeitos de Marcos Martins de Mari, João Batista Soares de Caaporã, Marcelo Rodrigues de Alhandra e Reginaldo Pereira de Santa Rita, cujos prefeitos empregaram as respectivas famílias em importantes cargos nos seus municípios. Agora chega a informação de novo abuso é o prefeito da cidade de Teixeira no Sertão paraibano, Edmilson Alves dos Reis(NEGO DE GURI), do PMDB que, em uma única canetada, teria nomeado pelo menos quinze parentes para trabalhar na administração municipal, entre esposa, filhos, irmãos, sobrinhos, primos, cunhadas, genros e até a nora. Juntos, a família embolsa mais de R$ 40 mil por mês. Pelos cálculos, em quatro anos serão quase R$ 2 milhões que ‘ a grande família’ irá embolsar do poder público sem ao menos ter qualificação para exercer os cargos para que foram nomeados. Já na cidade do Conde dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam que a prefeita, Tatiana Correia (PT do B) gasta quase o dobro das receitas destinadas aos servidores com os que não são efetivos. Tatiana também triplicou os contratos por "excepcional interesse público" e, como se não bastasse, mesmo com os cofres públicos operando no vermelho (com recebimentos decrescentes entre janeiro a março) tem gastado cada vez mais. São prefeitos que comprovadamente desejam um executivo pesado e paquidérmico e têm os pés fincados na lama do passado e do retrocesso.


    PREFEITO DIMINUI SALÁRIOS DOS SERVIDORES


    Por outro lado o prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires (PSC), após reunião com secretariado, resolveu cumprindo decisão judicial realizar a redução na folha de pessoal da prefeitura, para assim solucionar o problema do déficit orçamentário do município baixando os salários dos servidores de todas as pastas da administração. O processo de revisão dos salários começa ontem e a decisão vem causando muito mal estar entre os servidores. Tentando minimizar os efeitos, o prefeito revelou que a medida será para evitar exonerações em massa e solucionar o problema do déficit orçamentário do município.


    ACABA REELEIÇÃO, FORA ROSILENE

    A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar em reunião hoje projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que veda a recondução, por mais de um período consecutivo, de dirigentes de entidades esportivas. A matéria, com voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), será examinada em decisão terminativa. O projeto (PLS 253/2012) fixa a duração dos mandatos em, no máximo, quatro anos, e determina também a inelegibilidade de cônjuges e parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do dirigente desportivo. Pelo visto a verdadeira dinastia dos Gomes, que começou com Juraci e segue com Rosilene por mais de 40 anos à frente da nossa vai termina em definitivo e não corre o risco de colocar o filho como pretendia Rosilene. Já estava na hora, aliás, já passou da hora de tal senhora deixar a nossa fraca Federação, pois a sua atuação jamais fez crescer o nosso ainda precário futebol. Parabéns ao senador Cássio Cunha Lima, pois certamente agora o nosso futebol vai se desenvolver.


    HULK É NOVO EMBAIXADOR DA PARAÍBA


    Falando em futebol, o governador Ricardo Coutinho concedeu ontem comenda ao atacante Hulk, da Seleção Brasileira de Futebol, que conquistou o título de campeã da Copa das Confederações, nesse domingo (30). O paraibano chega chegou ontem no Aeroporto Castro Pinto, e passou pelas principais ruas da Capital. Em seguida, recebeu a Comenda do Governo do Estado, no Palácio da Redenção. Nada mais merecido pelo seu amor demonstrado pela Paraíba, pelo jogador que é e principalmente pelo trabalho que realiza com crianças carentes na cidade de Campina Grande.


    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais
     


    Voltar