Página inicial


  • O movimento dos jovens

    22/06/2013

    O Movimento Passe Livre (MPL-SP) informou, nesta sexta-feira (21), que não convocará novas manifestações. A decisão ocorre dois dias depois da revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e Metrô "A gente conquistou uma vitória popular, que foi a revogação do aumento dos ônibus. Esses jovens pensam muito pequeno e acham que a população vai se contentar com a diminuição de alguns centavos na passagem de ônibus, tal movimento não pertence mais ao MPL e sim ao povo que deseja muito mais. A propósito o colaborador de nosso blog o articulista e conferencista Tom Coelho, escreve que Faltam liderança e pauta aos manifestantes e descreve o que realmente deseja o a população. Na visão de Tom o povo quer: ‘Conclusão do julgamento do Mensalão, mediante força-tarefa do STF para que o processo não se estenda por mais dois anos; Reforma política imediata, a fim de vigorar já nas eleições de 2014, instituindo o voto distrital e criando mecanismos para coibir as legendas de aluguel. Para que servem Eymael e Levy Fidelix?’


    OS JOVENS DO MOVIMENTO PASSE LIVRE SE CONTENTAM COM MUITO POUCO II

    Continua Tom: ‘Plebiscito para discussão do sistema de governo, promovendo novo debate sobre o regime parlamentarista, haja vista o desgaste do modelo presidencialista. Desempenho de governo não se mede com base em índices de popularidade, Redução da dívida pública e total transparência dos gastos, sem o uso de subterfúgios do tipo reclassificação de despesas como sigilosas, Reforma tributária, para corrigir as distorções de um sistema irracional que ceifa a competitividade das empresas e do Brasil, onera os mais pobres e alimenta a corrupção’. Poder-se-ia acrescentar ainda a relação de Tom, a melhoria da saúde, educação e moradia para os mais carentes; o fim da reeleição para o Executivo, fim da verba indenizatória no parlamento; redução da maioridade penal, endurecimento das penas, modernização do Judiciário, dentre outros temas. Como foi visto em determinado cartaz, o movimento popular não e apenas pelo busão é pela nação.


    OS MARAJÁS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA


    Esta semana tratei aqui sobre os marajás do nosso Poder Legislativo, denunciando que havia gente percebendo ilegalmente acima do teto de ministro do Supremo Tribunal Federal, ou seja, em torno de R$30 mil . Pela imprensa o presidente daquele poder Ricardo Marcelo, deu uma desculpa pouco convincente e tosca, tentando deixar o dito pelo não dito. Depois disso o respeitado jornalista e blogueiro Tião Lucena, publicou a lista salarial dos servidores daquele poder e realmente foi comprovada a gastança do dinheiro público, com salários verdadeiramente milionários num estado dos mais pobres que é a Paraíba. Com a palavra os órgãos de fiscalização e o próprio senhor Ricardo Marcelo, lembrando ao mesmo que os tempos são outros e a cobrança popular pode se virar contra sua pessoa.


    FILHOS DA PÁTRIA MAL AMADA

    A colega Marcela Sitônio, com seu conhecido talento escreveu nas redes sociais o texto a seguir que não resisti e repasso aos meus parcos leitores, Marcela Sitônio a partir deste ponto: ‘Vocês conhecem aqueles que estão fazendo atos de vandalismo, infiltrados nas manifestações dos desgostosos? Conhecem sim. São todos filhos de uma Pátria mal amada pelos seus governantes. Eles estavam invisíveis até então, porque não havia interesse de enxergá-los, mas cada um deles pode ser aquele menino que a mãe ia trabalhar, não tinha uma creche para deixá-lo e ficava em casa sozinho, correndo todo tipo de risco. Também pode ser um filho, um sobrinho, um vizinho nosso que, atordoados pelas imposições da sociedade de consumo, encontraram nas drogas a sensação do TER e do PODER. Também pode ser um jovem que cometeu um delito, foi cumprir pena em um dos presídios brasileiros e saiu escolado para o mundo do crime. Quem sabe, não será um filho revoltado de um policial que assiste todos os dias o pai sair para trabalhar sem saber se voltará vivo. Pode ser ainda aquele jovem que, na sua ociosidade, ficava vendo a violência sendo banalizada nos programas de TVs e achou que aquilo era o certo. Pois é! Eles agora incomodam, mas estavam por aí o tempo todo, os pais pedindo socorro à sociedade e os governantes omissos’.

    TRIBUNAIS DA PARAÍBA ESTÃO ENTRE OS PIORES, SEGUNDO CNJ


    Os tribunais da Paraíba figuram entre os cinco piores no cumprimento da Meta 16, que prevê o fortalecimento das unidades de controle interno dos tribunais. Um levantamento l feito pela Secretaria de Controle Interno e pelo Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que há “sérias deficiências de pessoal para realizar as atividades e baixo nível de tecnologia para apoiar os processos de trabalho” e por isso farão auditorias em todos os tribunais do país com foco no controle interno. De acordo com o relatório do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atingiu apenas 35,29% da meta, ao lado dos Estados da Bahia e do Pará. Já o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cumpriu 58,82%, com desempenho superior aos tribunais de Alagoas, Roraima e Goiás, com 47,5%, e do Mato Grosso, com 41,17%.Deve ser por conta de tal ineficiência que aqui mesmo há alguns dias relatei insatisfações de adovads reclamam do andamento dos processos e outras demandas, levando um simples alvará meses para ser liberado


    OS COQUEIROS DE MANAÍRA PODEM MATAR


    Por conta de um acidente envolvendo um banhista no início da década de 70, quando o mesmo foi atingido por um coco, quase vindo a óbito, a Prefeitura de João Pessoa sempre cuidou muito bem da limpeza dos coqueiros, com a retirada permanente dos cocos, tentando assim todos os gestores que passaram a repetição do grave acidente. Na gestão de Luciano Cartaxo, infelizmente tal não vem acontecendo e os coqueiros tanto aqueles que ficam na calçada quanto aos outros localizados na areia estão repletos de coco grandes, podendo caírem a qualquer momento e atingir algum pedestre na calçada ou algum banhista desavisado. Na semana passada por conta de denúncia registrada aqui foi realizada a limpeza dos coqueiros do calçadão de Manaíra, porém aqueles de Tambaú foram ignorados, conforme demonstram as fotos de coqueiros, cujas copas ficam exatamente sobre os bancos, podendo por conseguinte atingir e até matar o que sentam por ali. Será que Luciano Cartaxo vai pagar para ver.


    CARTAXO TENTA JUSTIFICAR INCHAÇO NA FOLHA DE PESSOAL


    Esta semana falei aqui o inchaço na folha de pessoal da Prefeitura de João Pessoa. Pois bem, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), tentou justificar, o número impressionante de pessoas contratadas por excepcional interesse público e comissionadas em sua gestão. De acordo com levantamento feito, mais da metade (56,54%) dos servidores, atualmente, se enquadram nesse perfil, sendo que 51,73% são prestadores de serviços. O prefeito alega que não pode sair exonerando todo mundo e que os concursos virão naturalmente. É exatamente com desculpas assim que os últimos gestores municipais, concluíram os seus respectivos mandatos sem exonerar os comissionados e fazendo pior, inchando pouco a pouco a folha de pessoal e penalizando aqueles que estudam e sonham com concursos que é a maneira mais legitima e imparcial de se ingressar no serviço público.


    A FIFA MANDA E MANDA MUITO


    As manifestações ocorridas em todos estados brasileiros, com a presença de milhões de pessoas tem além de despertar muito orgulho, revelado que a FIFA verdadeiramente é muito poderosa por aqui, ou seja, os vândalos têm conseguido se aproximar até com facilidade e depredar prédios públicos agencias bancarias, lojas, chegando até mesmo depredar a Prefeitura de São Paulo, subir no teto do Congresso Nacional e incendiar o Palácio do Itamarati, mas com relação aos estádios de futebol, seguindo exigência da Fifa necas de pitibiriba só se aproximam dali aqueles com ingressos ou os moradores da área previamente identificados, os policiais até se matam, mas ninguém se aproxima daqueles verdadeiros monumentos do desperdício e do acinte a nós, devendo os baderneiros ficarem a pelo menos a dois quilômetros das praças futebolísticas o que tem sido fielmente cumprido pelas nossas subservientes autoridades. Isso sim é que é mandar. Viva a Fifa.


    A FESTA DA PREFEITURA E A DISCRIMINAÇÃO


    Na última quinta-feira a Prefeitura da capital pretendia realizar no Forro-rock uma festa junina para os seus servidores. Tudo seria normal e não fosse por um pequeno detalhe, naquele dia estava sendo distribuídas pulseiras com as cores na cor vermelha e só as recebia para ter acesso a citada festa os servidores petistas. Como tal discriminação deu confusão e ameaças de denúncias junto a imprensa, a festa foi adiada e deverá acontecer nos próximos dias só que agora com a presença de todos os servidores. Assim fica melhor.


    A TANCREDO NEVES E O LIXO NAS RUAS


    Ainda falando da Prefeitura, dias desses com fotos este aprendiz de digitador denunciou o descaso da Emlur com uma grande quantidade de lixo que se encontrava num dos principais corredores de nossa cidade, a Avenida Tancredo Neves. O fato é que tal lixo que continha até sofás velhos, foi retirado do interior da ciclovia e novamente aquele local já se encontra cheio de lixo, tendo em vista uma comunidade que mora ali próximo e como o caminhão da Emlur não tem acesso ao local, todo lixo é jogado na importante avenida. Em casos assim, a Prefeitura deveria instalar caçambas e recolher as mesmas todos os dias, já deixando uma outra no lugar, pois só assim não teríamos lixo espalhado pelo chão.

    Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais
     


    Voltar