Página inicial

Notícia > Brasil

  • 04.02.2016 - 05:12

    Zika vírus: cientistas norte-americanos defendem o cancelamento das Olimpíadas


    © Foto: Divulgação © Foto: Divulgação

    O vírus Zika continua causando preocupação para os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira os cientistas norte-americanos Arthur Caplan e Lee Igel publicaram uma coluna na revista Forbes comentando sobre a epidemia e afirmaram que realizar as Olimpíadas com essas condições seria um ato de “irresponsabilidade”.

    “Quem vai ao Rio no meio dessa epidemia do zika vírus? Não as mulheres jovens, que podem engravidar e correr o risco de ter um bebê com deficiência. Não um homem com uma vida sexual ativa, que pode correr o risco de transmitir a doença para sua parceira. Talvez apenas os atletas, técnicos e outros membros das delegações dos países irão viajar ao Rio”, escrevem.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global por microcefalia, doença causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os autores da coluna criticam o Comitê Olímpico Internacional, que não se posicionou ainda e provavelmente não irá impedir a realização dos Jogos.

    “Os atletas que estão se preparando para competir no Rio não sentem a necessidade de aguardarem por um alerta da OMS. Eles já começaram a estocar repelente, pensando em como se prevenir dos mosquitos. Então os atletas deverão ir ao Rio. Mas de nenhuma maneira o Comitê Olímpico Internacional deveria permitir que eles fossem. Simultaneamente, empresas e a mídia precisam pensar nessas mesmas linhas, colocando a segurança à frente de seus interesses comerciais”, relatou.

    Arthur Caplan e Lee Igel acreditam que o turismo carioca irá sofrer com a epidemia e deverá receber menos turistas do que o esperado para o período. Além do risco de transmissão do zika vírus, o Rio de Janeiro irá oferecer perigo aos atletas que irão competir no torneio de vela, que será realizado na Baía de Guanabara, região banhada por águas com alto nível de poluição. A Lagoa Rodrigo de Freitas também apresenta níveis de coliforme fecais altos e é justamente lá que irão ocorrer as provas do remo.