Página inicial

Notícia > Política

  • 03.09.2018 - 09:38

    Zé Maranhão tem tudo para coroar sua carreira política se a turma do "já ganhou" não atrapalhar


    Mais uma pesquisa divulgada para governador do estado aponta o favoritismo do senador e ex-governador José Maranhão, comandante do MDB na Paraíba. Pelos números do Instituto Método, se comparados com os do Ibope, a candidatura de Zé cresceu quase dois pontos percentuais e já há quem aposte que ele liquidará a fatura no primeiro turno do processo, em razão da estagnação das candidaturas de João Azevedo (PSB) e Lucélio Cartaxo(PV).

    Os números que conferem a liderança de Zé na preferência do eleitorado paraibano sintetizam que desde o princípio ele estava com a razão quando afirmava que era o melhor nome dos partidos de oposição para concorrer ao cargo com chances reais vitórias, mas mesmo assim não conseguiu convencer o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, que embora tenha desistido da disputa, optou pela candidatura do irmão Lucélio - totalmente desconhecido nas cidades do interior paraibano e sem qualquer serviço prestado à Paraíba - fracionando dessa forma o esquema que Zé pretendia unir em torno do seu nome.

    Faltando 34 dias para o pleito, só um fato de extrema relevância com repercussões negativas poderá detonar Maranhão da pole position na corrida sucessória. Seguro, sereno, a sua tranquilidade e frieza abalam seus adversários, apesar de bem mais jovens que o homem responsável por apagar o último candeeiro na Paraíba. Os números traduzem que os paraibanos preferem além de um gestor, já testado, um político; mas um político ficha limpa, com uma história de honradez e decência.    

    Quanto ao candidato do PSB, o engenheiro João Azevedo, evidentemente que ele sabia das dificuldades que enfrentaria para empinar seu nome. Técnico da melhor qualificação, conhecedor profundo da vida administrativa do estado, João ficou órfão de um puxador de votos na sua chapa majoritária quando o governador Ricardo Coutinho abriu mão da disputa a uma das vagas no Senado para ficar no comando do governo. O fato de ser braço direito de uma gestão operosa não tem sido um cacife suficiente para conquistar a simpatia do eleitor, pelo menos até agora, conforme números do Ibope e do Método.   

    Se a turma do ‘já ganhou’ não atrapalhar, Zé Maranhão tem tudo para coroar sua carreira política como único paraibano a governar seu estado por quatro vezes.