Página inicial

Notícia > Política

  • 30.01.2019 - 08:52

    Zé Maranhão assume interinamente liderança do MDB no Senado


    O senador José Maranhão assumiu a liderança do PMDB no Senado. Pelo menos provisoriamente, já que a senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata declarada ao comando da Casa, abriu mão da liderança do partido.

    A indicação de Maranhão foi resultado de uma reunião da bancada medebista ocorrida nesta terça-feira (29)

    Maranhão deverá conduzir a definição interna sobre a candidatura do MDB para a presidência do Senado. A eleição deverá acontecer na próxima sexta-feira (1º). Simone Tebet (MS) e Renan Calheiros (AL) são os possíveis candidatos do partido para a presidência.

    "Uma coisa ficou absolutamente acertada consensualmente, por unanimidade, vamos dizer: o MDB tem um candidato e não abrirá mão da candidatura", disse Maranhão, referindo-se à tradição na Casa de a maior bancada --no caso, o MDB-- indicar um nome para o posto.

    Questionado sobre a possibilidade de integrante da sigla concorrer por fora, sem a indicação da bancada, Maranhão negou e argumentou que "regimentalmente" não haveria possibilidade de uma candidatura avulsa dentro da bancada.

    "O MDB, se tem candidato próprio, não pode ter candidatura avulsa. Isso é uma questão lógica", disse o senador paraibano após a reunião da bancada nesta terça.

    Tebet, que nesta terça garantiu estar mantida a candidatura dentro da bancada, abriu mão da liderança e transferiu a coordenação das conversas a Maranhão. Os senadores do partido devem se reunir novamente na quinta-feira, véspera da eleição à presidência do Senado.

    "O único consenso até agora é de caminhar unidos dentro da bancada e eles entenderam o meu posicionamento, que eu não tenho condições de abrir mão dessa disputa dentro do MDB", disse Tebet a jornalistas.