Página inicial

Notícia > Política

  • 18.03.2019 - 07:52

    Vitória de Vitor Hugo soterra esquema de corrupção que destruía a cidade de Cabedelo


    A vitória expressiva do prefeito interino Vítor Hugo (PRB) nas eleições suplementares de Cabedelo, ocorrida neste domingo (17), deve decretar o sepultamento definitivo de um esquema de corrupção instalado naquele município por ex-prefeitos, vereadores, empresários e comunicador que afundou a cidade num caos administrativo nunca visto na sua história.  

    Nos dez meses em que esteve respondendo interinamente pelo comando da prefeitura, Vitor Hugo deu provas da sua capacidade administrativa e do desejo de colocar a administração nos eixos, ouvindo a população e executando ações emergenciais em bairros atingidos pela falta de infraestrutura. Não por menos que ele obteve o reconhecimento na urnas de mais de 70 por cento do eleitorado, conquistando assim a titularidade do mandato de prefeito.

    PERFIL DE VITOR HUGO

    Vítor Hugo Peixoto Castelliano nasceu no Rio de Janeiro no dia 29 de dezembro de 1973. Empresário, casado e com nível superior completo, ele foi eleito em 2016 para vereador de Cabedelo depois de ter ficado na suplência em 2008 e 2012.

    Como vereador, foi eleito presidente da Câmara Municipal após o esquema de corrupção desbaratado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), na Operação Xeque-Mate, que prendeu o então prefeito Leto Viana e cinco vereadores. Outros cinco parlamentares foram afastados do Poder Legislativo Municipal durante a operação.

    Após ser eleito presidente, Vítor foi conduzido interinamente à prefeitura onde está desde abril de 2018. No fim do ano, uma manobra política o colocou novamente como presidente da Câmara o levando a ser reconduzido ao cargo de prefeito interino.

    A ELEIÇÃO

    De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), 138 urnas eletrônicas foram distribuídas em 32 locais de votação. Ao todo, o município possui 138 seções eleitorais. O TRE convocou 552 mesários e 32 técnicos para atuarem no apoio logístico no dia da votação. A geração de mídias e a preparação das urnas teve início na quarta-feira (12), no Núcleo de Voto Informatizado, no bairro do José Américo, em João Pessoa.

    APURAÇÃO

    A militância de Vítor Hugo estava a postos para comemorar a vitória. Logo que terminou o horário da votação, dezenas de apoiadores se reuniram em frente ao Fórum Eleitoral, onde foi colocado um telão, para acompanhar de perto a apuração dos votos. Com o anúncio da eleição de Vítor eles comemoraram.

    OPERAÇÃO XEQUE-MATE

    Desde o mês de abril do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Xeque-Mate, a cidade de Cabedelo passa por um momento turbulento em sua história política. À época, além da prisão do então prefeito Leto Viana e o do afastamento do já falecido vice-prefeito, Flávio Oliveira, o município ainda presenciou a prisão de cinco vereadores e o afastamento de outros cinco. Servidores da prefeitura e da Câmara Municipal também foram alvos da operação, que identificou um suposto esquema responsável por desviar recursos públicos no município.

    RENÚNCIA

    Em outubro do ano passado o então prefeito Leto Viana renunciou ao cargo de prefeito. A Justiça Eleitoral então determinou a realização de novas eleições no município. Isso aconteceu porque a renúncia de Leto aconteceu ainda no primeiro biênio de seu mandato. Caso o afastamento em definitivo ocorresse após esse período, a escolha se daria de forma indireta, e o novo prefeito escolhido apenas pelos vereadores. (MOMENTOPB com portais)