Página inicial

Notícia > Notícias

  • 01.05.2016 - 09:29

    Vacina contra febre aftosa espera atingir 1,3 milhão


    A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2016, na Paraíba, vai acontecer neste domingo (1º). A ação prossegue até o dia 31 de maio e a meta é vacinar 1,3 milhão de bovinos e bubalinos. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), junto a Defesa Agropecuária estadual.

    A Paraíba foi reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa com vacinação, em maio de 2014. Nesta campanha, o Estado comemora dois anos do reconhecimento.

    Na etapa passada, realizada durante as duas fases no mês de maio e novembro, foram imunizados mais de 95% dos animais, obtendo a cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    O índice mínimo de cobertura exigido pelo Ministério da Agricultura é de 80% e todos os municípios paraibanos ultrapassaram a meta mínima com destaque sempre para os municípios da região de Patos, com índice superior a 98%.

    Devido a proibição da venda do medicamento veterinário, a vacina pode ser comprada em todas farmácias de produtos agropecuários ao custo de R$ 2.

    O secretário titular da Sedap, Rômulo Montenegro, destaca a importância da vacinação para o rebanho de bovinos e bubalinos. “Contamos com a participação dos criadores para manter o estado reconhecido por órgãos internacionais como livre de aftosa. A doença é uma enfermidade altamente contagiosa devido ao seu grande poder de difusão, e isso interfere diretamente no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causa prejuízos sem precedentes à economia. Por esses motivos, não podemos retroagir”, observa o secretário.  

    Secom/PB