Página inicial

Notícia > Municipal

  • 01.10.2014 - 01:58

    UBS Horácio Nóbrega faz evento voltado às pessoas Idosos


     Equipes de Saúde da UBS Horácio Nóbrega, localizada no bairro São Sebastião, participaram na última sexta-feira, dia 26 de setembro, de uma atividade promovida pela Pastoral da Igreja São Sebastião, voltada para o grupo de idosos da referida pastoral.


    Após a celebração da missa, a equipe da unidade de saúde, com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ofereceram uma gama de serviços, a exemplo de atividade física, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre educação em saúde, e ainda uma palestra proferida pelo médico Pedro Augusto. Também foi oferecido um café da manhã a base de frutas.


    Segundo Pedro Augusto, trabalhar a prevenção de doenças junto a essa clientela é muito importante para a melhoria da qualidade de vida. “A palestra foi exclusiva para esse público, onde busquei alguns cuidados que as pessoas idosas devem ter na prevenção de doenças, principalmente em relação à diabetes, hipertensão arterial, entre outras”, disse.


    De acordo com a enfermeira da UBS, Juliana Carvalho, a atenção às pessoas idosas já é rotina nas unidades básicas de saúde, mas quando é solicitado as equipes se deslocam para atender em outros locais dentro da comunidade, a exemplo dessa última realizada.


    O senhor Élcio de Oliveira Fonseca, que reside no Rio de Janeiro e está em Patos como visitante, relatou que o evento é muito importante para inserir as pessoas idosas no convívio social e ainda melhorar a saúde dessa população.


    O evento foi alusivo ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado no dia 1º de outubro. A Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.


    Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação da Saúde do Idoso, juntamente com o CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) e Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará nesta terça-feira (30), às 19h30, na Associação Comercial de Patos, uma mobilização alusiva ao Dia Nocional do Idoso. Já na quarta-feira, dia 1º de outubro, às 07h30, será iniciada a programação do VI Fórum Municipal de Saúde do Idoso, com o tema Protagonismo e Empoderamento na Terceira Idade