Página inicial

Notícia > Política

  • 28.11.2017 - 17:52

    Sucessão na Paraíba: Maranhão será candidato


    Sérgio Botêlho

    Não é necessário, por vezes, conversar com muita gente, nem com o próprio, para saber, com elevado grau de acerto, a tendência eleitoral de um político. Para elevar a possibilidade de acerto, é bastante avaliar, corretamente, as condições objetivas e subjetivas à disposição dessa pessoa.

    No caso, quero me referir ao senador José Maranhão, do PMDB paraibano, que tem afirmado e reafirmado que será candidato ao governo do Estado no próximo ano. Digo, convictamente: é bom acreditar no que ele está dizendo.

    Primeiro, por que há condições objetivas para sua candidatura. Maranhão tem mais quatro anos de mandato no Senado, não está se arriscando a nada, portanto, e seu partido tem, isoladamente, a melhor estrutura entre os que existem na Paraíba.

    Além disso, há um recall interessante sobre o seu nome, que o coloca no patamar dos 30% das intenções de votos, e, até, um pouco mais. Nacionalmente, o seu partido tem interesse na candidatura. Enfim, não há qualquer acusação de peso contra ele, na Justiça.

    A pesar mesmo contra a sua candidatura, é de se levantar a tese de que, apesar de melhor estruturado que os demais, o PMDB paraibano não consegue eleger um candidato majoritário na Paraíba, sozinho. E, faltaria dinheiro para a campanha.

    As ponderações são efetivamente verdadeiras. Mas, há de se retrucar essas fragilidades, assim: dinheiro, este vai ser um problema generalizado, no próximo ano, e chances eleitorais, não parece haver ninguém e nem qualquer partido ou aglomeração deles com chances de matar a parada no primeiro turno.

    José Maranhão e o PMDB podem estar trabalhando com a possibilidade de que estarão no segundo turno do pleito de 2018, e, então, a história passaria a ser outra. E essa é uma perspectiva bem possível de se concretizar.

    Quanto às condições subjetivas, também estas favorecem à tese da candidatura de Maranhão, traduzidas por uma vontade própria cada vez mais clara e um estado de saúde sem sobressalto conhecido, apesar da idade considerada por muitos como avançada.

    Portanto, enganam-se os concorrentes quem quiserem imaginar que José Maranhão não será candidato. E enganar-se, na política, pode ser fatal ao planejamento de ações, com mais prejuízo, ainda, a quem deve se organizar para um pleito que acontecerá a menos de um ano.