Página inicial

Notícia > Municipal

  • 01.04.2015 - 05:34

    secretária garante continuidade de hemodiálise em Guarabira


     A deputada estadual, Camila Toscano (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira (30), em João Pessoa, com a secretária de Saúde do Estado, Roberta Abath, para tratar sobre os problemas enfrentados pelo Hospital Regional de Guarabira. Durante a reunião, a secretária se comprometeu a resolver o problema do aparelho de raio x que está sem funcionar há quatro meses por falta de instalação elétrica e garantiu que o serviço de hemodiálise oferecido pela unidade não sofrerá descontinuidade.  

    O serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Guarabira quase foi suspenso no início do mês de março porque o Governo do Estado não estava repassando o pagamento a empresa Mário Fiuza, responsável pelo serviço. O Ministério Público recomendou a continuação por 60 dias, até que o Executivo contratasse outra empresa. A medida garantiu a continuidade do atendimento a 112 pacientes da região.

    A secretária informou que está realizando em paralelo um processo licitatório de emergência e um pregão para contratação da empresa para prestar o serviço. Disse ainda que o processo que for concluído primeiro será utilizado, mas garantiu que não haverá descontinuidade no atendimento.

    Camila visitou a unidade na última sexta-feira (27), conversou com pacientes e detectou uma série de problemas que estão sendo enfrentados. O aparelho de Ultrassonografia só funciona em alguns dias da semana. “Se algum paciente precisar deste serviço não terá. Precisará esperar, muitas vezes com dor e correndo o risco de morrer, para utilizar o serviço no dia que o hospital oferece”, relatou. O raio-x novo está encaixotado há quatro meses, pois falta instalação elétrica.

    A unidade não conta com médicos especialistas. Os pacientes da hemodiálise, que passam mal durante o tratamento, não podem contar com o atendimento de um nefrologista, por exemplo.  Além disso, faltam itens básicos de funcionamento como é caso de lençóis. Outro problema observado foi a unidade hospitalar contar apenas com uma ambulância que ainda atende o Samu. “Se a ambulância quebra ou já tem saído para transferir algum paciente o resto da população fica desassistida”, destacou.

    Camila Toscano elogiou a atitude da secretária que a recebeu e se comprometeu em tentar minimizar os problemas. “Estamos levando as demandas da população e a secretária sabe disso, pois isso, nos recebeu prontamente e de forma muito educada, escutou todas as reivindicações”, destacou.