Página inicial

Notícia > Municipal

  • 28.10.2014 - 17:13

    Secretária de Saúde aciona justiça para apurar acusações


     A secretária de Saúde do Município de Patos, Ilanna Motta, condenou com veemência, uma matéria de cunho depreciativo, publicada no portal de notícias Patosonline.com, nesta terça-feira. 28 de outubro, sobre um possível recebimento de custeio das UPA's por parte do município.

     

    Para a secretária de saúde, a matéria, além de não consultar as fontes oficiais do Município, confunde os cidadãos sobre o que de fato é o CNES. "O cadastro no CNES serve para comprovar ao Ministerio da Saúde que o Município de Patos possui os profissionais necessários para que uma UPA funcione. Esse cadastro foi realizado a pedido do próprio Ministério da Saúde. Não se pode fazer uma afirmação que o Município está recebendo tal repasse, simplesmente, porque está ativo obrigatoriamente um cadastro de profissionais," enfatiza.

     

    De acordo com Ilanna Motta, para que o primeiro recurso de manutenção das UPA'S chegue a Patos, o Município tem que possuir uma portaria de habilitação, e, ainda assim, só recebe após três meses de funcionamento, comprovado junto ao Ministério da Saúde os números reais de atendimento. "Como podemos receber um recurso para folha de pagamento, se primeiramente estamos aguardando a liberação dos recursos para a aquisição dos equipamentos médicos hospitalares”, questiona a secretaria. 

     

    A secretária ainda lamentou a distorção e manipulação, no tocante a apresentação de informações de simples acesso à população. "Patos inteira acompanhou na última semana, a visita do ministro da saúde, Arthur Chioro, ao prédio da UPA do Campo da Liga, assim como, testemunhou a sua afirmação de fazer um esforço junto ao Ministério da Saúde, para liberar os recursos para aquisição primeiro, de equipamentos médico-hospitalares," acrescentou

     

    Segundo Ilanna Motta, o Município está cumprindo todas as etapas necessárias para abertura da UPA, e com a liberação da portaria para aquisição de materiais médico-hospitalares, a Secretaria de Saúde já está informando os equipamentos necessários ao Ministério. 

     

    "A opinião pública já sabe a intenção e a parcialidade de quem escreve esse tipo matéria. Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde já acionou a Procuradoria Geral do Município, para que essas afirmações expostas de forma irresponsável, superficial e de carga subjetiva maldosa, sejam confirmadas perante a sociedade e a justiça", concluiu a secretária.


    Assessoria