Página inicial

Notícia > Municipal

  • 18.03.2014 - 09:09

    Saúde de Patos é contemplada com enfermeiros do PROVAB


     Em virtude da adesão ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a Secretaria Municipal de Saúde de Patos foi contemplada neste ano de 2014, com o acréscimo de mais cinco enfermeiros destinados ao Programa Saúde na Escola (PSE).

    Esta segunda edição do PROVAB é voltado à seleção de enfermeiros e dentistas.  A região que concentrou o maior número de profissionais é o Nordeste, em que foram alocados 383 enfermeiros e 363 dentistas. 

    De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município de Patos, Sandra de Lurdes, os cinco novos enfermeiros somarão esforços às equipes já existentes nas unidades de saúde, e aos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

    “A atuação desses profissionais prevê uma intensificação das ações preventivas e de promoção à saúde, com ênfase no PSE, inclusive, esses enfermeiros já foram direcionados para trabalhar na vacinação contra HPV, sendo distribuídos para os quatro DGAs (Distrito Geo-administrativo)”, explica a coordenadora.

    O PROVAB prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

     

    curso de especialização é ministrado por 12 das 16 instituições que compõem a Rede UNA-SUS, que apoia a promoção da formação e qualificação a distância gratuitamente.

    Confira a relação dos enfermeiros e os DGAs para onde foram designados:

    DGA 1 – Dionísio Pereira de Oliveira Neto

    DGA 2 – Ana Paula Ramos Machado

    DAG 3 – Larissa Carolínea da Costa Dantas

    DGA 4 – Fransuélio Félix do Nascimento / Danilo Cleber de Lima