Página inicial

Notícia > Curiosidade

  • 30.06.2015 - 10:35

    Saiba de curiosidades sobre a cidade do Porto


     

    • A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal.

    Mas embora as suas antigas raízes tenham sido preservadas com orgulho, um comércio próspero e eficaz transforma-o numa cidade moderna e a sua tradicional importância como centro industrial não diminui o encanto e carácter dos seus bairros antigos ou mesmo do bulício das novas avenidas, ladeadas de centros comerciais ou tranquilos blocos residenciais.

    Santa Clara

    A área em redor da Sé merece ser explorada, com os seus diversos monumentos, como a igreja renascentista de Santa Clara e o apinhado bairro do Barredo, que parece não ter mudado desde tempos medievais.

    À beira-rio, o bairro da Ribeira torna-se fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca: foi recentemente restaurado e inclui, agora, bares e restaurantes em voga. Igualmente animado e colorido é o mercado do Bolhão, onde se pode comprar quase tudo, mas bem perto ficam as joalharias e lojas de artigos de pele mais elegantes da Baixa.

    porto

    A cidade do Porto oferece muitos outros atracões, monumentos e museus, assim como um calendário cultural cada vez mais preenchido. Com uma gastronomia bem conhecida e população hospitaleira, também constitui o ponto de partida para a experiência inesquecível de subir o rio Douro. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol, o Futebol Clube do Porto.

    História

    Porto_-_Barcos_Rabelo

    Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.

    Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por “cidade da Virgem”, epítetos a que se devem juntar os de “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta“, que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.

    outras curiosidades:

    francesinha

    • A francesinha foi inventada em 1953 por Daniel Silva, empregado da Regaleira.
    • Diariamente 115 mil residentes dos concelhos vizinhos (principalmente de Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos) deslocam-se à cidade do Porto para trabalharem.
    • Três mil portuenses morreram no desastre da Ponte das Barcas, em 1809.
    • Com seis quilómetros de extensão, a Boavista é a maior de todas as avenidas portuguesas.
    • As ligações aéreas regulares entre o Porto e Lisboa iniciaram-se em 1947.
    • O primeiro filme do cinema português foi realizado na Rua de Santa Catarina em 1896 por Aurélio Paz dos Reis e chamava-se Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança.
    • O Parque da Cidade do Porto é o único parque urbano da Europa com frente marítima.
    • Foi no Porto, a 31 de Janeiro de 1891, que se fez a primeira tentativa para implantar o regime republicano em Portugal.
    • As origens do centro urbano da cidade do Porto datam da idade do bronze, mais concretamente em torno do século VIII a.C.

    metro

    • O Metro do Porto tem cinco linhas com um total de 60 km de extensão e 68 estações espalhadas pelos concelhos do Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
    • O Porto ganhou o título de “Invicta” por ter vencido onze meses de cerco miguelista.
    • A Casa da Música, inaugurada em 2005, foi classificada pelo New York Times como “uma das mais importantes salas de espetáculos construídas nos últimos 100 anos”, comparando-a ao Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, e ao auditório da Orquestra Filarmónica de Berlim.
    • O concelho de Vila Nova de Gaia foi criado em 1834 pela junção de Gaia e Vila Nova, autonomizadas do Porto.
    • O  Infante D. Henrique, tido como o pai dos Descobrimentos Portugueses, nasceu no Porto em 1394 na que é hoje chamada Casa do Infante.
    • O tratado de 1352, entre a Inglaterra e Portugal, gizado pelo portuense Afonso Martins Alho, deu origem à expressão popular “fino que nem um alho”, usada para se referir a alguém invulgarmente inteligente.
    • Os habitantes do Porto são conhecidos como tripeiros porque, segundo a tradição, doaram toda a carne à armada que partiu para conquistar Ceuta, em1415, ficando apenas com as vísceras para comer, o que deu origem a um dos pratos mais tradicionais, as “tripas à moda do Porto”.
    • Um artigo publicado na revista International Zoo News no início de 2008 considerou o Parque Biológico de Gaia como sendo “provavelmente o melhor zoo de Portugal”, num estudo que o comparou a mais treze parques portugueses, incluindo o Jardim Zoológico de Lisboa.
    • Barcelona, Beira, Belo Horizonte,  Bordéus,  Bristol,  Luanda,  Macau,  Mindelo,  Nagasaki,  Paris,  Recife,  Vigo  e  Xangai  são  algumas  das  cidades  geminadas  com  o  Porto.
    • Com 350 mil visitantes em 2007, o Museu de Serralves, no Porto, foi o segundo museu mais visitado de Portugal, logo depois do Museu dos Coches, em Lisboa.
    • O primeiro carro elétrico da Península Ibérica circulou no Porto no ano de 1895.

    Fontes: WikipediaLivraria chaminé da Mota