Página inicial

Notícia > Educação

  • 18.11.2012 - 04:51

    Rômulo transmite reitoria a Margareth e pede continuidade


    Polari transmite cargo a Margareth Polari transmite cargo a Margareth

    A professora Margareth Diniz foi empossada ontem como reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade que aconteceu na sala de concerto Radegundis Feitosa, foi presidida pelo professor Rômulo Polari, ex-reitor da instituição. A nova reitora foi eleita em junho deste ano, e ficará a frente da instituição por quatro anos. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo de reitora da UFPB. O novo vice-reitor, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst, será empossado em janeiro.

    Margareth Diniz agradeceu ao apoio da sociedade acadêmica e dos estudantes durante toda a campanha. “Estou realizada e ciente da minha responsabilidade como reitora. Agora é trabalhar para que tenhamos quatro anos de excelência nas ações da universidade”, declarou. Quanto ao orçamento da UFPB, que é de 1 bilhão anual, ela disse que aproximadamente 90% dessa verba é destinada a folha pagamento, mas que os 10% restantes serão aproveitados para o avanço da instituição. “Estou preparada para administrar a universidade. Iremos dar continuidade às obras que estão paralisadas, pois é de interesse de toda a sociedade que elas sejam concluídas”, afirmou.

    Quanto a construção de novos campis, Margareth Diniz informou que está aguardando as respostas dos projetos encaminhados a segunda fase do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni 2). Esses projetos foram encaminhados ainda na gestão do ex-reitor Rômulo Polari.

    O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia parabenizou a nova reitora e ressaltou a importância dela ser a primeira mulher a frente do cargo na instituição. “Tenho certeza, pela trajetória e experiência de Margareth, que ela e toda a equipe que está sendo formada irão realizar um grande reitorado”, declarou.

    O ex-reitor Rômulo Polari declarou que em sua gestão a universidade avançou e que espera que a nova reitora dê continuidade a esses avanços. “Não há porque interromper essa evolução da universidade. Estou concluindo um mandato muito proveitoso para instituição, tanto em número de alunos e vagas, quanto em construções. Contei nesse período com uma fartura de meios para atuar. Desejo agora que UFPB tenha ficado em boas mãos”, concluiu. Margareth afirmou que irá realizar mudanças no Estatuto da Universidade, sobre isso Polari declarou que faz parte do processo de evolução da instituição. “Esse já era um projeto da minha gestão e agora Margareth irá efetuar. A universidade precisa de uma nova estrutura organizacional, isso faz parte da evolução”, completou.

    Atualmente, a UFPB conta com 113 cursos de graduação, distribuídos em quatro campi: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte. Foi um salto nos últimos cinco anos: hoje são 30 cursos de doutorado e 60 de mestrado disponibilizados. O número de vagas que era de 1,7 mil por ano aumentou para 8,3 mil. Hoje, 42 mil alunos estudam na UFPB. O quadro docente é de aproximadamente 3 mil professores e 4 mil servidores administrativos.

     

     
    Correio da Paraíba