Página inicial

Notícia > Política

  • 23.05.2018 - 06:45

    Reforma de escola fundamental beneficia mais de 1.500 estudantes de Bayeux


    O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta terça-feira (22), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes, no Mário Andreazza, em Bayeux. A escola foi inaugurada há mais de 35 anos e nunca havia passado por uma reforma, inclusive, ela já foi interditada pelo Ministério Público da Paraíba por causa da precariedade das instalações. Mais de 1.500 estudantes foram beneficiados com a obra, que representa investimentos superiores a R$ 1,8 milhão na educação.

    Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho comentou que a Escola Professor Antônio Gomes estava em condições deploráveis, mas com a grande reforma feita pelo Governo do Estado ela se transformou em um grandioso equipamento para servir da melhor maneira aos estudantes de Bayeux.

    “Agora essa escola tem a estrutura adequada, com professores qualificados, o que representa nosso esforço para trazer um avanço estrutural e também pedagógico para as escolas. A rede estadual está melhorando e já temos bons resultados, como os estudantes aprovados no Enem. Este ano, foram mais de 1.800 estudantes aprovados, sendo 60 primeiros lugares. Ou seja, estamos dando um salto positivo na educação da Paraíba”, garantiu Ricardo Coutinho.

    A unidade de ensino possui 16 salas de aula, sala de professores, sala de vídeo, sala para banda, laboratórios, biblioteca, recreio coberto, cozinha, banheiros, passarelas, ginásio com arquibancadas e outras dependências à disposição da comunidade escolar.

    Na escola foram feitos serviços como pavimentação; movimento de terra; estrutura; alvenaria; cabeamento estruturado; revestimento cerâmico em alguns ambientes; substituição de esquadrias; substituição do piso do ginásio; pintura, entre outros. “Aqui fizemos uma reforma geral em toda a escola que foi praticamente reconstruída. O Governo atendeu a demanda destes alunos e hoje a unidade de ensino está completamente renovada”, falou a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.

    O prefeito de Bayeux, Mauri Batista, conhecido como Noquinha, agradeceu ao governador por todas as ações feitas na cidade e reforçou a importância de investimentos na educação. “Venho parabenizar e agradecer ao Governo do Estado por esta grandiosa obra. A Escola Antônio Gomes está com uma estrutura da melhor qualidade e pronta para oferecer tudo o que os estudantes precisam. É um grande avanço na educação”, disse.

    “Hoje, na rede estadual de ensino a educação é de outro nível. As escolas têm estruturas enormes, professores qualificados e mais oportunidades para os estudantes, que podem, por exemplo, ir estudar fora do país com o Gira Mundo. Investir em educação é investir no futuro dos jovens”, observou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia.

    De acordo com a diretora Zaira Monteiro, antes da reforma, a escola estava com o teto e as paredes das salas caindo, banheiros inadequados e outros problemas estruturais. “Ver a escola hoje e lembrar como ela estava antes, me dá uma satisfação muito grande. Temos uma nova escola e agradecemos por essa estrutura que veio trazer entusiasmo e orgulho para todos que fazem parte dessa unidade escolar”, falou.

    “Não se trata somente de uma mudança na estrutura, mas também na forma como o estudante vê a escola. Essa nova escola faz com que os alunos se sintam mais motivados a estudar e tenham uma visão mais ampla das oportunidades que podemos ter no futuro, através da educação”, disse a aluna do 3º ano, Ana Gabriely.

    A estudante Missilene Francisca demonstrou ao governador experimentos que os estudantes aprendem no laboratório de ciências, química e física e comentou que, após a reforma, a escola ganhou mais qualidade no ensino. “Com a conclusão da reforma, a nossa escola possui uma nova realidade, com equipamentos modernos, bons professores e uma grande estrutura ao nosso alcance”, comemorou. (Secom/pb)