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  • 18.01.2010 - 22:34

    Rede Paraíba fortelece comércio verejista em João Pessoa


     rede oferecerá preços menores em suas mercadorias rede oferecerá preços menores em suas mercadorias

    A união faz a força. Para os associados da Rede Paraíba de Supermercado essa frase não é apenas retórica. Ela se constitui numa prática que no dia-a-dia fará a diferença no varejo paraibano. Formada por 13 empresários que juntos faturam cerca de R$ 2 milhões/mês e empregam 139 funcionários, a Rede surgiu com uma proposta arrojada que é a de negociar compras com valores mais acessíveis para repassar para o consumidor final uma economia significativa e com o apoio de instituições importantes, como o Sebrae, a Conab e o BNB. A Rede foi inaugurada recentimente, durante solenidade no auditório do Sebrae, com a presença de autoridades, empresários, parceiros, profissionais da imprensa paraibana e convidados.

    A Rede se constitui numa experiência piloto na Paraíba por utilizar, pela primeira vez no Estado, o programa de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), sob a responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Refap foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer a cadeia de pequenos varejistas, a partir da formação de ‘centrais de negócios’, mas só agora será implantado na Paraíba. “A proposta é possibilitar a compra de produtos com preços mais acessíveis, a fim de que essa economia seja repassada para o consumidor, principalmente os de baixa renda”, argumenta o superintendente Regional da Conab na Paraíba, Ângelo Amaro Viana.

    A estimativa é que com a intermediação da Conab, na compra de alguns gêneros alimentícios, e com a realização das compras compartilhadas, as 13 lojas que integram a Rede possam vender produtos diversos a preços mais acessíveis e gerar uma economia para o consumidor final de, em média, 10% em relação aos supermercados da cidade. “Como faremos as compras compartilhadas, teremos maior poder de barganha e a proposta é repassar para os nossos clientes essa economia. Teremos ainda a parceria da Conab que possibilitará a aquisição de produtos com preços mais baixos o que consequentemente também se reverterá em menores valores para o consumidor”, argumenta o presidente da Rede, Josimar Alves de Caldas. Ele estima que a redução de custos fique em torno de 10%. “Os percentuais vão variar de acordo com as negociações com os fornecedores”, afirma ele.

    A Rede Paraíba, inicialmente, atua com 13 lojas, localizadas em sete bairros de João Pessoa e uma em Cabedelo. De acordo com a gestora do Projeto Comércio Varejista de João Pessoa, Alessandra Carvalho, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae) tem acompanhado a iniciativa da formação da Rede desde o princípio. “Estimulamos a participação do grupo de supermercadistas dentro de uma metodologia própria do Sebrae de criação de centrais ou redes de negócios, que consiste na assistência de uma consultoria de estruturação e acompanhamento da ação, além da realização de cursos de gerenciamento e atendimento”, disse Alessandra.

    O Consultor do Projeto, Francisco Nunes, da BR Consult, que coordenou todo o trabalho desde o início, afirma que os empresários que integram a Rede assimilaram bem a proposta de trabalhar de forma conjunta. “É bastante gratificante ver que esses empreendedores absorveram realmente essa tendência de se cooperar e associar, pois essa viabilidade de se fortalecer em rede é uma eficaz alternativa de sobrevivência para vários ramos de negócio, principalmente nesse mercado de varejo tão acirrado”, declarou Nunes.

    A Rede Paraíba de Supermercados é formada pelos antigos supermercados Girassol (Valentina), Amarelinho (Alto do Mateus), Mais Barato (Mangabeira), O Baratão dos Alimentos (Jardim Veneza) Comercial Almeida (Geisel), União (Roger), Real (Cabedelo), União (Valentina), Minipreço (Mangabeira I), Santa Maria (Cruz das Armas), São Benedito (Cruz das Armas), Triunfo (Valentina) e Glória (Roger).