Página inicial

Notícia > Ciências

  • 14.06.2013 - 01:39

    Recém-lançado \'Instagram de médicos\' reúne fotos chocantes


    O doutor Joshua Landy está propondo uma nova maneira de médicos aprenderam mais uns com os outros - além das revistas científicas. Trabalhando como intensivista em Toronto, no Canadá, Landy é cofundador do Figure 1, um aplicativo de compartilhamento de fotos para profissionais da saúde. Lançado há apenas duas semanas, o aplicativo para iPhone já está repleto de imagens com relevância clínica, porém de beleza discutível - e sem qualquer filtro. As informações são do The Atlantic.


    "Existe uma cultura entre médicos de compartilhar descobertas interessantes, sejam aquelas clássicas que aprendemos na faculdade de medicina mas raramente vemos, sejam versões plasticamente perfeitas de coisas que vemos diariamente na profissão", explicou Landy à jornalista Lindsay Abrams quando questionado sobre a inspiração por trás da ideia.


    O objetivo dos criadores desse app é aproveitar aquelas imagens que já estão sendo distribuídas entre colegas por e-mail ou mensagem - e então deixadas de lado ou perdidas - e torná-las disponíveis à comunidade médica em geral. Uma vez carregadas no aplicativo, as imagens se tornam conteúdo público (rigorosas diretrizes de privacidade garantem que quaisquer indícios da identidade do paciente sejam removidos antes da postados).


    Landy vislumbra uma espécie de Wikipédia das imagens médicas, um "almanaque de características da medicina de acesso livre, sem curador", em que qualquer um pode contribuir, editar ou aprender. Apesar de a empresa ainda não revelar números, o doutor afirmou que o aplicativo já conta com milhares de usuários.