Página inicial

Notícia > Notícias

  • 01.07.2015 - 15:57

    Quase 85% dos paranaenses desaprovam governo Richa


     O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), atingiu seu maior índice de rejeição entre os eleitores paranaenses. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Gazeta do Povo, quase 85% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssima a atual gestão. Richa viu sua popularidade cair sete pontos em relação a fevereiro, quando 77% desaprovavam seu governo.

    Nesse período também cresceu, em quatro pontos, a rejeição à presidente Dilma Rousseff (PT). A petista agora tem avaliação negativa de 87% dos entrevistados. Para 82% dos paranaenses, o início da segunda gestão Dilma é pior do que eles esperavam. Esta também é avaliação de 81% dos ouvidos em relação ao governo Beto Richa.

    A conjuntura econômica e os escândalos políticos que envolvem as duas administrações são os principais responsáveis pelo elevado índice de rejeição à petista e ao tucano, segundo o instituto. Além do ajuste fiscal, implementado com medidas impopulares e que atingem, sobretudo, os trabalhadores de menor renda, Dilma convive com as investigações da Operação Lava Jato, que mergulhou seu governo na maior crise dos últimos anos.

    Em relação a Richa, além de greves e dos questionamentos à violência policial empregada contra os professores em protestos de rua, também pesa a Operação Publicano, que investiga desvios na Receita Estadual em Londrina e a participação de um primo do governador no esquema. “Nenhum consegue sair do noticiário policial”,observa Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas.

    De acordo com a pesquisa, o setor com pior avaliação no governo estadual é a educação, desaprovada por 76%. O índice aumentou três pontos em relação a fevereiro. De lá para cá, o estado enfrentou uma greve de 40 dias e cenas de violência policial contra professores e manifestantes no Centro Cívico, no final de abril. A segurança pública teve a melhor avaliação. Ainda assim, apenas 15% classificaram a gestão nessa área como boa ou ótima. Mais de 55% consideraram a segurança pública ruim ou péssima no Paraná.

    Veja mais sobre a Pesquisa na Gazeta do Povo