Página inicial

Notícia > Municipal

  • 27.06.2014 - 05:05

    Projeto Olhar Brasil vai a Patos realizar novos exames


     Os enfermeiros que atuam por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), através do Programa de Saúde na Escola (PSE), na cidade de Patos-PB, estão desenvolvendo o projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo identificar problemas visuais alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental.

    Em Patos, as escolas foram divididas de acordo com os 4 DGAs (Distrito Geo-Administrativo), onde cada um possui os enfermeiros responsáveis por realizar a identificação das pessoas com problemas visuais.

     

    O passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.

     

    Nesta sexta-feira (27), 52 alunos de duas escolas que compõem o DGA IV, serão submetidos ao exame oftalmológico oferecido pelo Centro de Especialidades Frei Damião. Serão 39 alunos da Escola Municipal Manoel Roberto que farão o exame às 08h00, e mais 13 alunos da Escola Estadual Madre Auxiliadora que farão às 13h00. As duas escolas estão localizadas no bairro Jatobá.

     

    O enfermeiro Fransuélio Félix, um dos responsáveis pelo DGA IV, recomendou que os pais dos alunos devem ficar atentos para não perder o dia e a hora que seus filhos farão o exame oftalmológico. Ainda segundo Fransuélio, cerca de 21 escolas serão atendidas todas pertencentes ao DGA VI, que compreende a área do bairro Jatobá.

     

    Todas as escolas do município serão cobertas pelo projeto, sendo que por meio de rodízio entre os 4 DGAs.

     

    É importante lembrar ainda, que os pais dos alunos que forem detectados com a necessidade do exame, devem providenciar a documentação exigida para entregar na escola, inclusive o cartão SUS da criança.