Página inicial

Notícia > Municipal

  • 07.09.2014 - 04:01

    Projeto Olhar Brasil: Quase 200 crianças foram avaliadas


     Os enfermeiros que atuam por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), através do Programa de Saúde na Escola (PSE), na cidade de Patos-PB, estão desenvolvendo o projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental.


    Nessa última semana, cinco profissionais do PROVAB se dirigiram à zona rural para realizar a triagem da acuidade visual e a avaliação antropométrica nos alunos da rede municipal. Nas 11 escolas visitadas pela equipe foram avaliados 172 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Desses, 21 tiveram alguma alteração observada na avaliação, e sendo assim, serão encaminhados para passar por uma consulta oftalmológica no Centro de Especialidades Frei Damião. Caso necessário, esses alunos receberão óculos gratuitamente. Já em relação à avaliação antropométrica, 218 alunos foram avaliados quanto ao peso e altura. 


    Este é mais um esforço da Prefeitura de Patos em promover estratégias para ofertar qualidade de atendimento nas áreas da saúde e educação aos alunos inseridos no Projeto Olhar Brasil, dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).


    Em Patos, as escolas que estão sendo atendidas pelo projeto foram divididas de acordo com os 4 DGAs (Distrito Geo-Administrativo), onde cada um possui os enfermeiros responsáveis por realizar a identificação das pessoas com problemas visuais. É importante lembrar ainda, que os pais dos alunos que forem detectados com a necessidade do exame, devem providenciar a documentação exigida para entregar na escola, inclusive o cartão SUS da criança.