Página inicial

Notícia > Ciências

  • 09.12.2015 - 05:48

    Projeto fará 60 transplantes de pênis


     Smitha Mundasad/

    Repórter da BBC News

    • Thinkstock

    Cirurgiões estão se preparando para realizar os primeiros transplantes de pênis dos Estados Unidos, em uma tentativa de ajudar veteranos de guerra com sequelas físicas.

    A primeira cirurgia durará 12 horas. Os médicos terão que ligar nervos e vasos sanguíneos importantes para restaurar as funções urinárias e sexuais. O procedimento acontece após o primeiro transplante de pênis bem-sucedido da história ter sido realizado na África do Sul no ano passado.

    A equipe da Universidade Johns Hopkins planeja realizar a mesma operação em 60 veteranos de guerra.

    Feridas de guerra

    Uma pesquisa recente envolvendo jovens militares americanos sugere que 7% deles sofreram ferimentos na região genital durante combate. 

    Muitos dos ferimentos foram causados por explosões de bombas improvisadas - artefatos cada vez mais utilizados nas zonas de combate -, assim como por disparos de armas ou traumatismos.

    Mas especialistas dizem que, apesar de um aumento desse tipo de ferimento nos últimos anos, as consequências deles continuam sendo pouco debatidas.

    A operação

    A equipe de cirurgiões afirmou que o procedimento experimental será feito com o pênis de um doador morto, com permissão da família.

    Assim como qualquer grande cirurgia, essa envolve riscos, como infecções e sangramentos durante o procedimento.

    E há, também, os efeitos colaterais de se tomar medicamentos antirrejeição pelo resto da vida ainda estão sendo avaliados.

    Preocupações com grandes procedimentos cirúrgicos já ocorreram antes. Em transplantes de mão ou de face, a dificuldade maior era que o corpo do paciente não rejeitasse o órgão doado.

    Os cientistas afirmaram que vão observar de perto a saúde física e psicológica dos pacientes e reunir informações que ajudarão a decidir se os transplantes de pênis poderão ser adotados de maneira mais ampla.

    O médico Gerald Brandacher, da Universidade Johns Hopkins, disse ao jornal New York Times: "Eles (os veteranos) dizem que querem se sentir inteiros novamente".

    "É muito difícil imaginar o que é não ser inteiro. Esse transplante pode restaurar coisas muito sutis a que muitos de nós não damos valor".

    Gerações futuras

    Apenas dois transplantes de pênis foram oficialmente realizados até hoje. Um deles aconteceu na China em 2006. Registros sugerem que a cirurgia correu de forma normal, mas o pênis foi depois rejeitado pelo organismo do paciente.

    A outra operação - ocorrida na África do Sul - envolveu um jovem cujo pênis havia reduzido para um centímetro após uma circuncisão mal realizada.

    O caso dele fez com que o tema do transplante de pênis gerasse uma discussão ética - pelo fato de a cirurgia não ter como objetivo salvar vidas, como um transplante de coração, por exemplo.

    Relatos recentes do paciente da África do Sul dão conta que o transplante teve sucesso e ele teve até um filho.