Página inicial

Notícia > Política

  • 15.05.2018 - 04:20

    Projeto de Bruno Farias prevê Edital Legislativo para o Audiovisual


     Projeto de Resolução que institui, no âmbito da Câmara Municipal de João Pessoa, o Edital Legislativo, de caráter anual, para o Audiovisual foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJRLP) da CMJP.

     

    De autoria do vereador Bruno Farias (PPS), a Resolução tem o objetivo de fomentar as produções audiovisuais na Capital e a compor a grade de conteúdos da TV Câmara JP.

     

    De acordo com o projeto, caberá à Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa em conjunto com a TV Câmara, o Centro Cultural e a Procuradoria Jurídica da Casa, a responsabilidade pela elaboração do Edital referente ao certame. Os interessados em participar do Edital Legislativo do Audiovisual deverão observar, em seus roteiros, temáticas atinentes a Direitos Sociais, Inclusão Social e Cidadania, de modo a estimular a participação social na vida legislativa através de suas produções.

     

    Em sua justificativa o vereador explana que, na Paraíba, a produção audiovisual vive um “boom”, nunca antes visto. São filmes de curta, média ou longa duração patrocinados, muitas vezes, com os parcos recursos do próprio bolso desses agentes culturais. Até mesmo as produções de baixo custo, custam caro para realidade local.

     

    “Os poucos editais de incentivo não conseguem atender a demanda que esta cadeia produtiva oferece. No âmbito de João Pessoa, a FUNJOPE, em articulação com o Fundo Setorial do Audiovisual do Ministério da Cultura, disponibiliza o Edital Walfredo Rodrigues, criado na gestão do saudoso prefeito Luciano Agra, mas que ainda assim não observa um número generoso de produções”, explicou Bruno.

     

    O projeto foi aprovado na CCJRLP, e agora segue para analise nas demais comissões da Câmara.