Página inicial

Notícia > Política

  • 25.04.2018 - 03:18

    Por descaso da Prefeitura da capital, obra pode terminar no ferro velho


    Na gestão do então Prefeito Ricardo Coutinho, foi realizado o I Concurso Jackson Ribeiro de Arte Pública e as esculturas vencedoras do citado certamente de reconhecidos artistas plásticos paraibanos foram quatro foram espalhadas segundo o próprio edital, pontos estratégicos da Capital. outras duas obras foram instaladas tempos depois em pontos estratégicos da Capital.

    As obras já instaladas são: As Bênçãos à Nossa Senhora das Neves”, de Marco Aurélio Damaceno, na giratória de Mangabeira; Revoar”, em frente ao Bessa Shopping, no Bessa; Sinergia”, de Sidney Azevedo, na Estação Cabo Branco; e Cavaleiro Alado, de Wilson Figueiredo, na giratória do Centro de Tecnologia da UFPB. A próxima a ser instalada será Saudação ao Sol”, no Largo da Gameleira, Tambaú, de autoria de Erickson Britto. Por fim, a obra Guardiã da Cidade”, de Evanice Santos,

    O I Concurso Jackson Ribeiro de Arte Pública teve o objetivo primordial de incentivar a produção artística local, dando oportunidade democrática aos escultores paraibanos. “Além disso, embelezamos a cidade e contribuímos para desenvolver, na população, a cultura de apreciação de obras de arte em exposição permanente na cidade”, diz Lu Maia, Então Coordenadora do Casarão 34..

    O concurso homenageou o artista plástico Jackson Ribeiro, considerado a maior expressão da escultura nacional das décadas de 1960 e 1970. O artista, nascido em Teixeira, ganhou todos os prêmios possíveis para um escultor, entre eles a Bienal de São Paulo e o de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna, o mais cobiçado de todos.

    O fato é que mesmo previsto no edital que a Prefeitura ficaria encarregada da limpeza permanente e manutenção dessas obras, tal jamais foi feito e todas estão em péssimo estado de conservação.

    Denunciada várias vezes por este blog a falta de manutenção, no mês que passou consumida pela ferrugem e a falta de manutenção a escultura ‘Revoar’, do artista plástico Luís Barroso, instalada no girador do Bessa Shopping, partiu-se e grande parte dela foi para o chão. Na semana que passada, operários da Prefeitura da capital levaram a parte que se encontrava no chão e depois retiraram a parte que havia ficado presa ao chão, dizendo que iriam fazer a manutenção e devolver a obra ao seu local.

    Na última sexta-feira ficou claro, que a escultura jamais retornará, pois os operários utilizando marretas quebraram toda base de cimento que segurava a escultura e já correram para fazer um jardim em todo espaço do girador, inclusive no local onde ficava tal escultura. Depois dessa ninguém duvida que a escultura Revoar logo será vendida em algum ferro velho, ou seja, dinheiro do contribuinte jogado fora. A propósito além, do que foi pago a cada artista e considerando que o descaso é geral com todas as esculturas, aqueles que entenderem que o edital deixou de ser cumprido, poderá buscar a Justiça e arrancar mais dinheiro dos cofres municipais.