Página inicial

Notícia > Política

  • 03.08.2018 - 07:03

    Pollyanna propõe Programa Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno


    A pré-candidata a deputada estadual, Pollyanna Dutra (PSB), propôs nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial da Amamentação, a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno. A iniciativa prevê desde orientações às mães, ainda durante o pré-natal, além da promoção de rodas de conversas e palestras multidisciplinares sobre o tema. 

    Ela defende que além de não gerar custos ao Poder Público, a iniciativa reflete diretamente na prevenção à mortalidade infantil e materna. “Precisamos de experiências como essa para todo o Estado, onde muitas mulheres não têm informações sobre o processo de amamentação. A criação de um programa estadual seria ideal para garantirmos um melhor processo de amamentação, garantindo a formação dessas mães e aproximando o Estado de zerar os índices mortalidades de bebês e das próprias mães”, destacou a socialista.

    Pollyanna lembrou ainda que quando prefeita de Pombal instituiu programa semelhante e os resultados refletiram nos indicadores sociais do município. Para ela, é completamente viável estender a iniciativa para as maternidades e unidades de Saúde de toda a Paraíba, através de uma metodologia que trabalhe o acolhimento, incentivo e a transmissão de orientações sobre a pega correta do bebê, alimentação das mães e sobre os benefícios da amamentação para a saúde da criança e da mulher.   

    “Fizemos um trabalho com relação à assistência ao bebê e à mulher, quando priorizamos alguns indicadores prioritários para a gestão como a mortalidade infantil. Nós tivemos avanços significativos, inclusive institucionalizou uma Lei para que cada ano fosse realizada a Semana do Bebê, com destaque para realização de debates e palestras sobre os recém-nascidos”, disse Pollyanna.