Página inicial

Notícia > Notícias

  • 27.11.2015 - 04:29

    Patrick Dornelles vai receber Título de Cidadão Campinense


    O estudante Patrick Dornelles, que possui uma doença rara chamada mucopolissacaridose, vai receber o título de Cidadão Campinense, conferido pela Câmara Municipal de Campina Grande. A solenidade ocorrerá no próximo dia 27 de novembro, às 15h30, numa propositura do vereador Cássio Murilo Galdino de Araújo.

    A concessão do título de cidadania campinense ocorrerá durante uma Audiência Pública que vai debater as doenças raras. O evento vai contar com a presença do especialista Gerson Chadi, professor-titular do departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


    A comenda que Patrick receberá é resultado de sua atuação junto aos gestores públicos e parlamentares em prol das pessoas com doenças raras. “Eu faço por todos, minha luta é coletiva”, disse.

    O estudante avalia que essa homenagem é também uma demonstração de que a sociedade está mudando em relação à causa da pessoa com deficiência. “Demonstra que as pessoas têm novos olhares para as pessoas com deficiência. É um dia que a gente vai poder, também, conquistar mais apoio para a causa, discutir e debater novas ideias”, afirmou. O sonho de Patrick é conquistar para a Paraíba uma unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.

    Exemplo de vida

    Natural de Porto Alegre-RS, Patrick tem 18 anos de idade. No ano passado, ele recebeu o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa, concedidas pela Câmara Municipal da capital paraibana.

    O estudante é embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvida no estado pela Fundação Solidariedade, do Sistema Correio de Comunicação. Em 2012, também lutou junto à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) a favor da liberação de pesquisas para o tratamento de doenças raras. Ele foi um dos voluntários da Pesquisa de Tratamento da Mucopolissacaridose IVA e ainda conseguiu a ampliação de vagas para que outras pessoas pudessem participar.