Página inicial

Notícia > Municipal

  • 25.08.2014 - 18:13

    Patos: Agentes de controle de endemias intensificam ações


     A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, através da Vigilância Ambiental, continua intensificando as ações de rotina no combate à dengue, entre outras ações. A visita domiciliar feita pelos agentes de controle de endemias continua sendo feita a cada dois meses, e a visita aos pontos estratégicos é feita a cada 15 dias. Atualmente a Vigilância Ambiental possui 49.611 imóveis cadastrados.

    Já o recolhimento de pneus é feito todas as segundas-feiras nos 220 pontos que utilizam esse tipo de material. Em média são recolhidos 500 pneus mensalmente.

    Outra ação importante desenvolvida pela Vigilância Ambiental é cadastramento das fontes de água potável existentes no município, pois além de realizar a coleta e a análise, os agentes orientam os proprietários, no sentido de como proceder, caso a água analisada esteja contaminada.

    Pragas Urbanas

    As atribuições da Vigilância Ambiental são o controle da dengue, controle da doença de chagas na zona rural, controle daLeishmaniose Visceral (Calazar) e monitoramento da água para o consumo humano.

     

    No tocante ao combate às pragas urbanas (Insetos voadores e rasteiros, ratos e cupins), existe empresas e pessoas especializadas para realizar o trabalho de combate.

    O agente de endemias, De Medeiros, que também realiza esse trabalho de combate às pragas urbanas, paralelamente ao trabalho da Vigilância Ambiental, disse que as pessoas devem detetizar suas residências pelo menos uma vez no ano. Ele também alerta que, para cada tipo de inseto deve haver o tipo de procedimento adequado, ou seja, para os ratos deve ser feita a desratização, para os cupins a descupinização, e para as baratas e outros insetos voadores e rasteiros existe a desinsetização. Por último, ele alerta que as pessoas não apliquem inseticidas por conta própria, mas consultem ou solicitem o trabalho de um profissional.

    De Medeiros, é agente municipal de endemias e também trabalha aplicando inseticidas no combate às pregas urbanas. Contato: (83) 8887-7476