Página inicial

Notícia > Policial

  • 22.03.2019 - 07:57

    OPERAÇÃO XEQUE MATE: Roberto Santiago é preso pela Polícia Federal


    Acaba de ser preso pela Polícia Federal nesta manhã de sexta (22), pela terceira fase da Operação Xeque Mate, o empresário Roberto Santiago dono do shopping Manaíra.

    Uma das figuras mais prestigiadas e paparicadas da sociedade paraibana frequentador assíduo das colunas sociais visto como homem de costumes avançados próximos à dissolução, Santiago costumava desfilar em carros importados de lombardinis para cima com os quais transitava em João Pessoa sem a devida documentação, o que terminou por levar um deles para o pátio do Detran onde virou atração pública.

     

    Poderoso tendo sem suas mãos muitos destinos, e no bolso muita gente grande ao ponto de lhe permitir aterrar mangues e rios como também de atrelar a seus interesses, políticos e figuras gradas de muitos poderes constituídos, com os quais mantinha relações as mais promíscuas de acordo com fuxicos dos maledicentes de plantão.

     

    Nesta manhã de sexta-feira, Santiago despertou para tomar conhecimento de que, a Lei de vez em quando é para todos e hoje foi sua vez de experimentar o calvário que muitos já estão vivendo. 

     

    Vai para o xilindró,

     

    Operação Xeque Mate III apura fraude em lixo e efetua prisão de Roberto Santiago

     

    A Polícia Federal na Paraíba e o GAECO/MP/PB, com o auxílio da Controladoria Geral da União, deflagraram, na manhã desta sexta-feira, 22, a terceira fase da Operação Xeque-Mate, com objetivo de desarticular a vertente financeira da organização criminosa que foi objeto de medidas judiciais na primeira e segunda fases da operação.

     

    O cumprimento das medidas de busca e apreensão e prisão preventiva, na data de hoje, tem por objetivo inibir esquema de corrupção e fraudes licitatórias referentes aos contratos de manejo de resíduos sólidos (coleta de lixo) da Prefeitura de Cabedelo.

     

    A Polícia Federal está na casa do empresário Roberto Santiago, no Bessa, que foi preso. O advogado Marcos Pires se dirigiu à residência do proprietário do shopping Manaíra no momento que os agentes ainda estavam no local. Ainda há mandados sendo cumpridos na Light Engenharia (de coleta de lixo), em uma casa no Altiplano Cabo Branco e numa empresa da Semp Toshiba na rua Lauro Torres, em Tambauzinho.

    Os contratos investigados superam a quantia de R$ 42.000.000,00 (quarenta e dois milhões).

     

    A operação contou com a participação de 65 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, bem como 1 mandado de prisão preventiva.

     

    Foram sequestrados 20 (vinte) imóveis dos investigados, avaliados em mais de R$ 6.000.000,00 (seis milhões).

     

    As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Cabedelo.

    CRIMES INVESTIGADOS – Os investigados responderão pelos crimes de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraude licitatória, cuja penas, somadas, poderão chegar a mais de 30 anos de reclusão.

     

    Será concedida entrevista coletiva conjunta entre PF e GAECO/MP/PB às 10h, na sede da Polícia Federal, localizada no Bairro de Intermares, Cabedelo. (com jampanews)