Página inicial

Notícia > Mundo

  • 19.09.2014 - 02:34

    ONU diz que doença é 'ameaça à segurança mundial'


     O Conselho de Segurança da ONU declarou nesta quinta-feira (18) o surto de ebola na África como uma "ameaça à paz e à segurança internacional" e apelou a todos os Estados que forneçam recursos urgentes e assistência para ajudar no combate à doença.

    O conselho de 15 membros aprovou por unanimidade uma resolução que pede também aos Estados "para retirar restrições gerais de viagem e de fronteira, impostas como resultado do surto de ebola, e que contribuem para um isolamento maior dos países afetados e minam seus esforços para responder (à crise)".

     

    A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou nesta quinta-feira que vai criar uma missão especial para combater o ebola, deslocando efetivos para os países mais afetados pela epidemia do vírus -Libéria, Guiné e Serra Leoa- para promover uma "mobilização rápida e grande" de pessoas, materiais, e recursos financeiros.

    Em uma carta direcionada ao Conselho de Segurança da entidade, o secretário-geral Ban Ki-moon disse que irá indicar um enviado especial para chefiar a Missão de Emergência da ONU para o combate ao ebola (UNMEER, na sigla em inglês), cuja base ficará na região.

    Pelo menos 2.630 pessoas já morreram na pior epidemia do vírus ebola desde que a doença foi descoberta em 1976, infectando pelo menos 5.357 pessoas na África Ocidental, afirmou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta quinta.

    Leia mais em: http://zip.net/bqpB3g