Página inicial

Notícia > Notícias

  • 22.08.2016 - 17:10

    ONG diz que PMJP não tem estudos do impacto ambiental na área da Barreira


    A publicação do edital de licitação para as obras da Barreira do Cabo Branco feita pela Prefeitura de João Pessoa, nesse sábado (20), pegou os membros do Grupo Amigos da Barreira (GAB) de surpresa. “Isso só mostra a falta de respeito do poder público municipal à opinião da sociedade”, criticou o presidente do GAB, Ricardo Lombardi, anunciando que a ONG pretende entrar com uma ação na Justiça contra o processo.

    “Na última discussão que tivemos (no último dia 8), a Prefeitura de João Pessoa se comprometeu em rever o projeto que foi apresentado por ela e que obteve opinião contrária de diversos especialistas”, relembrou Ricardo Lombardi, destacando que o processo de licitação deflagrado pela Prefeitura está "invertido". Para ele, "parece tendencioso fazer um estudo ambiental que atenda a um projeto executivo. "O estudo deve preceder a elaboração do projeto executivo", observou. 

    De acordo com o presidente do Grupo Amigos da Barreira (GAB), a sociedade é contra a execução do projeto defendido pela Prefeitura não só pela falta de estudos sobre o impacto ambiental e paisagístico, mas também pelo alto custo (R$ 80 milhões) que ele representa. Os ativistas defendem outro projeto, que foi elaborado pelos maiores especialistas em dinâmica costeira do nordeste, que além de custo bem mais baixo aos cofres públicos ocasiona um menor impacto para a paisagem e o meio ambiente. 

     

    "Vamos adotar todas as ações cabíveis para deter essa ação da Prefeitura", garantiu Ricardo Lombardi, lembrando que o movimento ativista conta inclusive com um abaixo-assinado, organizado pelas ONG‘s Grupo Amigos da Barreira e da rede Minha Jampa, protocolado na Prefeitura. (com clickpb)