Página inicial

Notícia > Municipal

  • 27.08.2014 - 09:54

    Olhar Brasil: crianças são avaliadas pelo Projeto em Patos


     A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do Programa Saúde na Escola (PSE), está colocando em prática o projeto Olhar Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, que propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da educação infantil ao ensino médio.


    Na cidade de Patos os enfermeiros, Danilo Nunes e Fransuélio Félix, do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), estão responsáveis por desenvolver o programa nas escolas do DGA IV, que compreende a zona sul da cidade.


    Até o momento o projeto já foi trabalhado em 4 escolas, sendo 3 municipais e 1 estadual. Nas escolas Manoel Roberto e Madre Auxiliadora, cerca de 50 crianças que já passaram pela triagem, também realizaram o exame oftalmológico. Na escola Nelita Nóbrega, o trabalho de triagem selecionou 37 alunos que serão encaminhados para o exame. Já na escola Anatíldes Aires de Moura, localizada no bairro Jatobá, está sendo feito o trabalho de triagem. Cerca de 500 alunos já foram avaliados pelo projeto apenas na área sul da cidade.


    Outra ação importante que está sendo desenvolvida dentro do Programa Saúde na Escola é a avaliação antropométrica, que busca identificar possíveis alterações no desenvolvimento da criança. A partir da avaliação, e se necessário, as crianças com alguma alteração são encaminhadas para acompanhamento com uma nutricionista.