Página inicial

Notícia > Municipal

  • 09.07.2014 - 17:59

    NASF VII realiza mais um trabalho de matriciamento em Patos


     O Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF VII, realizou na manhã desta terça-feira (08), mais um trabalho de matriciamento com as equipes de profissionais de saúde da Unidade Básica Carleusa Candeia, localizada no bairro Santo Antônio, em Patos-PB.


    Desta vez a palestra foi ministrada pelos educadores físicos, Adelson Ferreira e Wiviane Félix, que repassaram orientações básicas sobre a prática correta de educação física para os agentes comunitários de saúde, dentista, enfermeiros e médico. Os profissionais que recebem as orientações auxiliam a comunidade e reforçam o trabalho que já é realizado pelo NASF.


    “Estamos munindo esses profissionais de informações importantes que auxiliarão no trabalho junto aos usuários da unidade de saúde. Também iremos trabalhar com panfletos informativos que podem ser distribuídos nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde”, explicou a educadora física, Wiviane Félix.


    O também educador físico, Adelson Ferreira, destacou que a importância do trabalho de matriciamento está principalmente em auxiliar os profissionais das UBS, a prestar uma melhor assistência e também detectar casos que sejam passíveis de atuação dos profissionais dos NASF.


    Os matriciamentos acontecem com várias temáticas de acordo com cada profissional que compõe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a exemplo de nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, entre outros.


    Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.