Página inicial

Notícia > Educação

  • 27.11.2015 - 05:18

    Mulheres relatam conduta de parceiros machistas


    Natália Eiras

    Do UOL, em São Paulo

    Nos últimos dias, mulheres estão contando casos de machismo no Facebook sob a hashtag #meuamigosecreto. São relatos que abrangem desde o abuso e assédio físico e psicológico até pequenos atos machistas que as pessoas reproduzem no dia a dia. E tudo isso reflete, muitas vezes, no visual de uma mulher. 

    Algumas participantes narraram como seus parceiros escolhiam as roupas que iam vestir e a quantidade de maquiagem que iam passar. O UOL reuniu algumas histórias de pessoas que tiveram seu armário e gostos controlados pelos companheiros homens e mulheres. 

     

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Burca

    "Meu primeiro namorado não proibia, mas fazia lavagem cerebral até eu me sentir culpada se usasse uma roupa ‘dessas‘. Ate biquíni na praia ele implicou. Chegou a um ponto em que eu só usava blusa de gola alta com calça jeans larguinha e uma casacão que ele apelidou ‘carinhosamente‘ de burca", Stephanie Marques (São Paulo -SP)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Mais feminina

    "Ela dizia que eu precisava ser mais feminina. Que, por eu ser gay, eu não precisava ser um menino. Então ela começou a controlar tudo: meu cabelo, minhas roupas e minha dieta. Só podia cortar o cabelo depois de falar com ela, comprou um kit básico de maquiagem para mim, me deu um perfume novo só porque o meu era unissex. Ela me ‘proibiu‘ de usar alguns itens do meu guarda-roupa se eu estivesse com ela", Ana Caroline Costa Caixeta (Brasília - DF)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Gorda

    "Teve um [namorado] que falava todos os dias no meu ouvido que eu estava gorda, ficando feia e que ele era muito bonzinho por me amar tanto, sendo que eu estava ‘embarangando‘ daquele jeito", Mariana Costa (São Paulo - SP)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Esmalte colorido

    "Reclamava do cabelo que era muito grande. Preferia quando eu era ‘mais magrinha‘ e reparava até quando não fazia a sobrancelha. ‘Esmalte colorido é estranho, mulher tem que usar cor clara e delicada‘, era o que ele dizia. Quando ele terminou, fiquei pensando no que fiz de errado. ‘Trouxiane‘ mesmo. Deveria ter usado o esmalte, aquele cabelo", Natália Alonso (São Paulo - SP)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Transparência

    "Meu ex chegou a me dar dinheiro para me matricular em uma academia, alegando que não iria namorar uma gorda. Já falaram que a minha saia era muito transparente e ele ficava olhando de longe pra ver se aparecia a calcinha, porque ele não queria que outro ‘macho‘ visse", Érika Beganskas (Diadema - SP)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Franja

    "Tive um namorado que primeiro começou controlando minha franja. Ele não gostava e disse que ia terminar comigo se eu usasse. Já tive também um que dizia que se eu engordasse, ele terminaria comigo ou arrumaria mulher ‘fora‘. Detalhe: ele era gordo, mas dizia que gorda era ?nojento? e que mulher dele não podia engordar". Renata Montenegro (Ubatuba - SP)

    Arquivo pessoal
    Arquivo pessoal

    Piercing

    "Se eu fizesse piercing ou tatuagem seria o fim do namoro. Fiz o piercing e eu mesma terminei", Helen Araújo (São Paulo - SP)

    Leia mais em: http://zip.net/bksrD4