Página inicial

Notícia > Mundo

  • 06.01.2015 - 08:29

    Mergulhadores ajudam a buscar destroços do AirAsia


     Por Fergus Jensen e Cindy Silviana

    PANGKALAN BUN/JAKARTA, Indonésia (Reuters) - Equipes de resgate com o apoio de mergulhadores aproveitaram um alívio no tempo ruim nesta terça-feira para tentar localizar os destroços do avião da AirAsia que caiu no mar, mas, nove dias após o acidente, autoridades disseram que ainda não há qualquer sinal da caixa-preta.

    A Indonésia acredita ter encontrado a cauda e partes da fuselagem do Airbus A320-200 no fundo do Mar de Java, mas as correntes marítimas fortes, os ventos intensos e grandes ondas tem prejudicado as tentativas de investigar os destroços.

    O voo QZ8501 caiu nas águas perto da ilha de Bornéu em 28 de dezembro, cerca de 40 minutos após decolar para um voo de duas horas entre Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, e Cingapura. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo.

    O governo da Indonésia lançou um grande revisão sobre seu setor de aviação desde o acidente, realocando algumas autoridades e reforçando as regras de procedimento pré-voo em um país com um histórico instável de segurança aérea.

    "O tempo de hoje está amigável, a equipe pode trabalhar", disse o chefe da agência de busca e resgate da Indonésia, Fransiskus Bambang Soelistyo, em entrevista coletiva em Jacarta.

    Soelistyo disse que a operação com a participação de vários países tem dois objetivos: recuperar os corpos e destroços flutuantes em uma área ampla no norte do Mar de Java, e encontrar destroços e a caixa-preta no fundo do mar.

    Leia mais em: http://zip.net/bnqy8v